Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mulheres: manual ensina dicas de autoproteção
Por Diário de Cuiabá
20/07/2015 - 10:10

Foto: ilustrativa

Em tempos de violência cada vez mais alarmante contra as mulheres, uma especialista em segurança e uma delegada do Rio de Janeiro elaboraram uma espécie de “guia urbano de autopreservação feminina”. No texto, uma série de condutas para as mulheres se defenderem e prevenir possíveis ataques violentos, independente do motivo, roubar, violentar ou matar. 

Apesar de não haver números precisos sobre o assunto -- muitas mulheres têm medo ou vergonha de denunciar agressão física, verbal ou sexual ou simplesmente retiram as queixas no meio do caminho --, o último levantamento, relativo aos quatro primeiros meses do ano, mostra que a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá instaurou uma média de 12 inquéritos sobre violência contra a mulher por dia. 

Ironicamente, o pior mês dos quatro analisados foi justamente o da mulher, março. Só nos 30 dias dedicados à mulher, foram abertos 479 procedimentos, segundo dados da Polícia Judiciária Civil. Nos outros meses do quadrimestre, mais 1.130 inquéritos. E isso contando-se apenas casos prioritários, pelos motivos já descritos. 

No meio disso, causou repercussão instantânea nas redes digitais de relacionamento, diversos compartilhamentos e alguma polêmica as tais dicas de segurança feminina. Enquanto uma parte considera machismo ensinar mulheres a se protegerem porque o certo são os homens aprenderem a não desrespeitá-las, outras sabem que a diferença entre chegar intacta e às vezes viva em casa é só uma questão de bom senso. 

CONHEÇA ALGUMAS DICAS -- Em caso de sequestro relâmpago, se a mulher for jogada dentro do porta-malas de um carro, a dica é respirar fundo e tentar manter o máximo de calma e frieza, além de chutar os faróis traseiros até que eles saiam para fora. Daí em diante, é esticar os braços pelos buracos e gesticular o máximo que puder. O motorista não a verá, mas todo mundo sim. Fazer isso já salvou várias vidas. 



Há três motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência. Primeiro, falta de atenção. A mulher deve estar consciente de onde está e do que está acontecendo à volta dela. Segundo, a expressão corporal. Manter a cabeça erguida, permanecendo em posição ereta, com uma postura firme, afasta potenciais agressores, normalmente atraídos por presas que pareçam mais frágeis. Terceiro, estar no lugar errado, na hora errada. E aqui, dá-lhe polêmica, lembrando que quem elaborou essas dicas foram duas mulheres que trabalham com segurança: não ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal afamados à noite. 

 

Carregando comentarios...

Variedades

Cães e gatos já podem ter plano de saúde

20/07/2015 - 10:07
Artigos

Tempo de parir líderes melhores

20/07/2015 - 10:04
Artigos

Justiça, ainda que tardia

20/07/2015 - 10:00
Educação

Unemat completa 37 anos de fundação‏

20/07/2015 - 09:51
Artigos

Cáceres das bicicletas

17/07/2015 - 08:22
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,17

17/07/2015 - 07:39