Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Arquivo Público concentra curiosidades e histórias do município de Cáceres
Por Gustavo Nascimento | Gcom-MT
18/04/2016 - 17:09

Foto: assessoria

O município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), já foi um dos mais prósperos e importantes de todo o centro-oeste brasileiro. Criado por conta de sua posição estratégica, como rota para a então capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, e também como demarcação do território nacional na disputa de terras com os espanhóis, a região sempre despertou o interesse dos mato-grossenses.

Conforme a superintendente do Arquivo Público, a historiadora Vanda da Silva, conhecer a história de Cáceres é mergulhar na história de Mato Grosso e na história brasileira. Boa parte deste acervo pode ser encontrado no Arquivo Público do Estado, que concentra jornais, publicações, atas e diversos documentos sobre a região.

A região hoje conhecida como Cáceres, na realidade foi fundada inicialmente como vila, mais precisamente como Villa Maria do Paraguay, em homenagem a D. Maria I, de Portugal, depois passou a se chamar São Luiz de Cáceres até ter o nome que conhecemos hoje.

O município sempre teve muita importância para o Estado, tanto é que no século 19 o governo chegou a desenvolver um álbum gráfico para divulgar as riquezas e potencialidades de Mato Grosso. Nele, Cáceres conta com amplo destaque para sua história e também produção.

O álbum, inclusive, traz diversas curiosidades da região, como o fato que da vila ter sido criada em 1778, com 161 moradores, sendo que destes, 78 eram índios castelhanos. A vila também contava com uma série de normas como os tamanhos das ruas e avenidas, que não poderiam exceder 60 palmos, e de construções.

Os arquivos também nos ajudam a explorar o traçado urbano do século 18 de Cáceres e percorrer as ruas da Manga (hoje conhecida como Quintino Bocaiúva), Rua Direita (13 de junho), Rua Formosa (João Pessoa), Travessa do Mercado (Padre Casimiro) e Largos da Matriz (Praça Barão do Rio Branco).

Segundo a superintendente, também é possível descobrir o nome dos primeiros moradores, das primeiras ruas, a ata de fundação e até mesmo a arrecadação dos principais produtos de exportação ao longo dos anos. “Temos documentos que datam do século 18, a ata de fundação, arquivos da câmara de comércio e diversos jornais da época”.

Em um deles, no Atalaia, de 1988 pode se ler uma seção de saúde patrocinada que fala dos “incríveis benefícios” do óleo de capivara. A edição, inclusive, explicava como o animal deveria ser morto e como o óleo deveria ser extraído e armazenado.

Arquivo

O Arquivo Público do Estado de Mato Grosso está localizado na avenida Getúlio Vargas, 451, no centro de Cuiabá. O órgão é ligado à Secretaria de Gestão do Estado e conta com uma equipe formada por historiadores, biblioteconomistas e estagiários que podem ajudar na realização das pesquisas e consultas.

Fundado em 1896, o Arquivo Público faz a guarda de documentos administrativos e cartoriais. O primeiro registro do local é uma carta régia, datada de 1713, quando Mato Grosso ainda pertencia à capitania de São Paulo.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/04/2016 - 07:46