Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Delegações estão prontas para os jogos escolares de Cáceres
Por Márcio Camilo
16/06/2016 - 15:00

Foto: assessoria

Contagem regressiva para o início da décima e última etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. As delegações que participam da competição se prepararam até o último momento para os jogos que serão sediados em Cáceres, a partir desta sexta-feira (16). Os estudantes estão muito anciosos para entrar em quadra. 

A competição será nas modaldiades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Cerca de 800 estudantes, com idades entre 12 e 17 anos, participam dos jogos que terão a duração de cinco dias. 

O chefe da delegação de Curvelândia, Aldemir Pedro, garante que as equipes do município se prepararam da melhor maneira para a competição. Ele ressalta que a cidade vem com reforço nas modalidades de vôlei e futsal. Inclusive, no ano passado, o vôlei de Curvelândia foi campeão nas categorias A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 17 anos). O futsal da também foi vitorioso em 2015. 

Pedro também ressalta que os jogos não são apenas competição, mas possuem valor pedagógico e social importante para os adolescentes. "Esse evento ajuda a formar o caráter desses jovens", afirma. 

Quem está no clima dos jogos desde o começo do ano é a cidade de Cáceres, que promoveu uma das maiores competições municipais dos jogos escolares, envolvendo 115 equipes da cidade, sendo 15 delas da zona rural. Ao todo foram duas semanas de competição que classificou as equipes para a etapa regional do escolar. 

Aproveitando o embalo do municipal, a delegação de Cáceres promete ganhar títulos principalmente, no vôlei, handebol e futsal. No handebol a cidade tem tradição, pois já foi campeã várias vezes na fase regional e atualmente detém o título do estadual escolar de Mato Grosso. 

O chefe da delegação de Cáceres, Edson da Silva, informa que os estudantes estão muito ansiosos para o início da competição, especialmente os alunos da zona rural da cidade que irão participar dos jogos pela primeira vez. "Tudo é novidade para eles. E os meninos e meninas estão deslumbrados com a possibildiade de representar Cáceres em uma competição", enfatiza. 

Aparaputanga é outra delegação que chega bem para os jogos. A cidade tem tradição em esportes, pois desde 1994 trabalha com escolinhas de inciação esportiva nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação.  Esse trabalho de base já rendeu títulos importantes para a cidade, como campeoanatos sul -americanos de basquete e títulos nacionais no atletismos. A fundista Nathalia Ramilo, por exemplo, foi uma das atletas reveladas pelo projeto esportivo da prefeitura de Araputanga. Em 2014, a garota foi campeã brasileira em uma das provas de corrida dos jogos escolares (etapa nacional). 

O chefe da delegação de Araputanga, Ricardo Miranda, destaca que as equipes vão manter a tradição da cidade nos jogos em Cáceres. "Temos ótimas chances de títulos nas quatros modalidades: futsal, volei, basquete e handebol", garante Miranda. 

Regional em Cáceres

Nesta sexta-feira (17) haverá a cerimônia de abertura da competição, que será realizada a partir das 19h no ginásio poliesportivo Didi Profeta. 

O evento contará com o desfile das 12 delegações que participam dos jogos, o que dá um total de 781 estudantes/atletas (masculino e feminino), 47 equipes e 27 escolas. A expectatiova é que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento durante os cinco dias de jogos.

Cáceres fecha o ciclo das 10 etapas regionais dos jogos escolares. Essa fase classifica equipes para a etapa estadual da competição, que será divida em três momentos, sendo realizada nas cidades de Araputanga (individuais), Campo Verde (coletivas) e Água Boa (coletivas).  Em seguida os jogos seguem para fase nacional na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.

Os Jogos Escolares são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU) e municípios sedes da competição.   

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,16

16/06/2016 - 14:27
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,15

15/06/2016 - 10:39