Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Gervane de Paula expõe no Museu da Unemat
Por Hemília Maia
28/09/2016 - 15:56

Foto: assessoria/divulgação

O Museu de Arqueologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebe a partir da próxima sexta-feira, dia 30, a exposição contemporânea 'Mundo Animal - Uma provocação 2016' do artista visual Gervane de Paula.

Composta por objetos, pinturas, desenhos, fotografias e instalações a exposição única é formada por cinco capítulos: Deus Ápis, sua esposa e seu rebanho, Sofram comigo, Eles voltaram, A arte de roubar, Arte aqui eu mato, Desbaratamento de quadrilha.  

De acordo com o artista cuiabano a pintura e instalação 'A arte de roubar tem a cor laranja', que chegou a ser retirada da exposição realizada em maio, numa galeria particular de Cuiabá, por ter gerado conflito com o meio político, estará presente em Cáceres, assim como esteve na exposição em junho, no município de Rondonópolis. Aberta a comunidade artística, acadêmica e em geral, a mostra pode ser vista e compreendida isoladamente ou em seu todo, argumentou seu criador.  

Gervane de Paula já antecipa que sua amostra traz "a proposta de provocar a estrutura até do lugar por onde ela passa, a ideia de provocar e perturbar a mentalidade de todo mundo". O artista conta que "em Cuiabá houve uma reação bastante forte no meio artístico, exatamente pela diversidade de organização de material e pela argumentação temática, que fala das coisas da atualidade como a corrupção", explica.

A amostra que chega em Cáceres faz parte do programa da secretaria de Estado de Cultura 'Circula Mato Grosso'. A proposta do programa de circular a produção contemporânea dentro do Estado, inspirou Gervane de Paula a escolher, entre outras, também as cidades da baixada cuiabana.

A abertura acontece dia 30, às 19 horas, no Museu de Arqueologia da Unemat, localizado na Cidade Universitária, em Cáceres. Depois Mundo Animal - Uma provocação 2016 continua em exposição até o dia 04 de novembro, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Escolas que tenham interesse em agendar visitas de grupos em horário diferente precisam entrar em contato com a professora Miriam no Museu. Tel. (65) 3224.1438.

Gervane de Paula - cuiabano, artista visual, vive da arte, autodidata, começou a pintar aos 14 anos e nunca mais parou, teve orientação de pintura com a professora Dalva de Barros,  considerada a grande mãe das artes plásticas em Mato Grosso e responsável pela segunda geração de artistas plásticos de Cuiabá. Sua produção já passou por várias fases entre experimentação de suportes e materiais. 

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Nutrição: crianças preferem biscoitos e iogurtes

27/09/2016 - 07:00
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,27

27/09/2016 - 06:46