Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Bem vindo Outubro!
Por por Dhiego Donizethe Ferreira Gumieri
04/10/2016 - 14:24

Foto: arquivo

Outubro, é no décimo mês do ano onde comemoramos o dia das crianças, em uma contextualização histórica, ressalta-se grandes acontecimentos que definitivamente marcaram época, eleições históricas como a de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck, ícones da política mundial; O mês de outubro ficará, com certeza, marcado na história da humanidade, como um mês em que inventos tecnológicos mudariam de vez os desígnios da história do homem, como a inauguração da primeira linha telefônica interurbana entre duas cidades, a criação da lâmpada elétrica, por Thomas Edison, e foi em outubro também que o médico William Thomas Morton utilizou pela primeira vez o éter como anestésico em uma cirurgia, originando assim uma nova era na medicina.

Entretanto, e não menos importante, é neste mês que comemoramos o Outubro Rosa, grandioso movimento popular mundialmente difundido, que tem como objetivo fundamental conscientizar nossas mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Que o laço rosa, bem como toda a simbologia nostálgica possam remeter á todas às mulheres, mães, filhas, namoradas, esposas a importância da prevenção e do diagnóstco precoce do câncer de mama, doença responsável por ceifar subitamente grande parte de nossas mulheres.

Refletir sobre a conscientização e a importância do auto-exame e da mamografia podem minimizar e até evitar agravos ao seu bem estar, seja ele, de caráter físico, ou emocional. Vale ressaltar a importância da mulher no contexto contemporâneo, no engajo social desempenha papel brilhante e invejável, no trabalho exerce papel fundamental na construção de lares e na manutenção da família. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um, portanto mulher cuide do maior patrimônio da sua vida, a sua saúde.

Parafraseando uma das maiores escritoras, e que admiro muito, Martha Medeiros ‘’Há homens que têm patroa. Há homens que têm mulher. E há mulheres que escolhem o que querem ser’’. Então mulher, que neste mês possamos além de comemorar o Outubro Rosa, ressaltar a importância deste tão nobre ato compreendido em todo e qualquer lugar do mundo. 

                                                                                                                                                                     * Dhiego Donizethe Ferreira Gumieri, é Técnico em Radiologia e acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,04

04/10/2016 - 09:48
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,03

03/10/2016 - 14:47