Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mais de mil atletas participaram da Corrida da PM
Por DANA CAMPOS /PM-MT
07/11/2016 - 15:32

Foto: assessoria

Mais de mil atletas participaram na manhã de domingo (06.11) da 18ª Corrida da Polícia Militar – Tenente Neteslau. A prova contou ainda com a animação do público que compareceu para assistir a disputa.

Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com a corredora Ana Paula Alves da Silva. Ela voltou ao pódio, após ocupar os 3º e 2º lugares, respectivamente, nos anos de 2013 e 2014. “Dessa vez eu me preparei mais, ampliei a série de treinos, procurando administrar melhor o meu próprio ritmo”, disse a atleta sobre a evolução na prova.  

Na categoria geral masculina, a vitória ficou com o maratonista Urias Yostaque de Lima. É a quarta vez que ele conquista o 1º lugar na corrida da PM. As duas primeiras foram nos anos 2001 e 2002. Depois de anos sem participar da prova, ele se tornou campeão mais uma vez, em 2015, repetindo a dose este ano.  

Bastante nostálgico, ele conta que já viveu grandes emoções quando, no início dos anos 2000, a corrida tinha como ponto de largada o 1º Batalhão da PM, na Avenida XV de Novembro e chegada no Comando Geral da PM, na Avenida do CPA.

“Também era um trajeto difícil, assim como o atual. A diferença é que tínhamos uma torcida maior ao longo da prova, que nos dava bastante emoção”, comparou o atleta sobre a alteração do percurso, que agora passa pelo interior do Centro Político e Administrativo, entre os prédios do Fórum de Cuiabá, Assembleia Legislativa e Detran, em virtude do fluxo maior de veículos existente atualmente na Avenida do CPA.

Na categoria geral militar, a campeã foi a tenente-coronel Francyanne Siqueira Chaves, com o tempo de 49 minutos, seguida pela sargento Patrícia Helena de Campos e da cabo Ana Paula Souza Duarte.

Um dos destaques da prova foi Cedil Pereira Lima, de 90 anos. Ele participou de todas as edições da corrida e ganhou o apoio do público e dos demais participantes da prova. “A organização dessa corrida é excelente, aqui a gente recebe um cuidado e atenção bastante especial”, disse.

Para o aposentado, correr é fundamental para a boa saúde física e mental. “A corrida é a maior responsável por toda saúde que tenho. Na idade que estou, não tenho necessidade de fazer uso de nenhum remédio controlado”, enfatizou Cedil.

Outro que chamou a atenção, foi Eli Domingos de Araújo, que correu os 10 km da prova descalço e fantasiado de onça pintada. “Já estou habituado, pois estou no meu habitat natural”, brincou o corredor.

Para o comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, a corrida tornou-se uma tradição institucional. “Ano após ano, a nossa organização está cada vez mais ampla e estruturada, o que tem nos dados mais adeptos à prova. E isso tudo é muito importante para nossa instituição. Por mostrar à sociedade que as portas do quartel estão abertas a ela, que ela pode confiar no nosso trabalho e na nossa missão, ampliando e estreitando essa relação entre a PM e a sociedade”, disse Alves.

Histórico

A corrida, que já está na 18ª edição, faz parte do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). A prova traz o nome do Tenente Neteslau Brachtel Dewulsky, nascido em Curitiba (PR), em 1980, ele começou sua história em Cuiabá após seu Batalhão se deslocar para a Capital.

Neteslau realizou o curso de Formação de Sargentos no Rio de Janeiro, retornando após seis meses como sargento do Exército Nacional. Após reestruturação da “Força Pública”, em 19 de julho de 1926, Neteslau foi nomeado 2º tenente, conforme Boletim 156 do Comando Geral. 

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Médico fala sobre a importância do exame de próstata

07/11/2016 - 09:42
Cidades

Número de estupros cresce 15% em MT

04/11/2016 - 07:58
Polícia

Polícia prende receptadores em Cáceres

04/11/2016 - 07:56
Polícia

Números do tráfico em MT preocupam

04/11/2016 - 07:54
Educação

Provas do Enem estão mantidas

04/11/2016 - 07:49