Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Guia de gestão de energia mostra passos para empresas ampliarem eficiência
Por assessoria
27/03/2017 - 14:40

Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA

Destinado às empresas de todos os setores que queiram aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, o manual aborda os desafios das organizações e propõe um caminho para implementar  um sistema de gestão de energia. O guia é uma iniciativa do Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre.

 

Pequenas, médias e grandes empresas interessadas em reduzir o consumo energético e aumentar o desempenho de equipamentos e processos vão poder se beneficiar de um guia prático com as principais ferramentas utilizadas globalmente para aplicação de sistemas de gestão de energia. Pensado como um meio mais acessível de implementar melhorias que conduzam à eficiência energética, o guia - estruturado com base na norma ABNT NBR ISO 50.001 – traz a norma explicada e exemplos que aproximam a teoria do dia a dia das organizações. A iniciativa da publicação é do Procobre, instituição sem fins lucrativos, que tem o uso eficiente de energia como uma prioridade.

“O guia orienta gestores, empresários e industriais, sem distinção do segmento de mercado em que atuam, a implementar correta e ordenadamente ações que atendam aos requisitos da norma ISO 50.001”, explica o diretor executivo do Procobre, Glycon Garcia. Segundo ele, a adoção dessas práticas permite ganhos de competitividade ao tornar possível medir e monitorar o uso dos insumos energéticos, identificar gargalos onde a eficiência pode ser melhorada, reduzir custos operacionais e aumentar oportunidades de negócios em um ambiente cada vez mais competitivo. “E isso se dá de forma mais sustentável e comprometida com o meio ambiente e a sociedade, aumentando as credenciais das empresas na hora de fechar contratos”, completa.

A energia é um fator estratégico para a operação das empresas. Por isso, seu planejamento, gestão e monitoramento devem ser percebidos e aplicados de forma permanente e continuada. O diretor do Procobre diz que iniciativas isoladas, ainda que possam retornar resultados imediatos, não perduram ao longo do tempo. “O guia desmistifica a complexidade da norma e apresenta soluções que podem ser aplicadas desde a obtenção de matérias-primas à reciclagem de materiais, de forma permanente.” 

A ISO 50.001 passou a ser disseminada como um modelo de sistema de gestão de eficiência energética em todo o mundo a partir de 2011. Empresas multinacionais e as que já possuem outros controles, como os de qualidade (ISO 9.001) e os ambientais (ISO 14.001) aderiram à normalização com mais facilidade, dada à cultura organizacional de melhoria continuada de processos. “Queremos evidenciar que a gestão de energia pode ser aplicada, de forma sistemática, por qualquer tipo de empresa, seja qual for o consumo de energia, o porte ou o segmento de atuação. O importante é criar uma cultura organizacional para disciplinar e consolidar os processos de melhoria contínua”, diz Garcia.

O conteúdo do guia foi organizado de forma simples e prevê cinco passos para que uma empresa possa adotar um sistema de gestão de energia. O passo 1, “Contexto”, oferece uma ideia geral sobre os aspectos energéticos e tem o objetivo de identificar todos os processos e usos da energia no âmbito da organização. O passo 2, “Planejar”, trata do planejamento da gestão energética. O passo 3, “Gerenciar”, refere-se ao controle e gerenciamento do uso da energia dentro da empresa. O passo 4, “Monitorar”, representa a etapa de verificação e, o passo 5, “Melhorar”, aborda as ações para a melhoria contínua do sistema de gestão de energia e do desempenho energético da organização.

De acordo com o Procobre, empresas que já promoveram a implantação da gestão de energia conseguiram economizar entre 5 % e 30 % na conta de consumo.

Recentemente, o Instituto firmou uma parceria com a Eletrobras e o Senai para contribuir para que sete grandes empresas - Baxter, Bemis, Coca-Cola, Ficosa do Brasil, L’Oréal, Plastifluor e Thyssenkrupp, implementem a gestão de energia em suas plantas industriais no Brasil. “Com o  guia, o Procobre estende essa contribuição às empresas de todo o País, para que estejam aptas a adotar as melhores práticas de gerenciamento de energia em suas plantas”, enfatiza Garcia.

O guia para aplicação da norma ABNT NBR ISO 50.001 – Gestão de Energia – pode ser baixado no site do Procobre, pelo link: http://procobre.org/pt/destaque-home/gestao-de-energia/ . O material também está disponível na página on-line: http://leonardo-energy.org.br/wpdm-package/guia-para-aplicacao-da-norma-abnt-nbr-iso-50001-gestao-da-energia/

 

 

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da Internacional Copper Association (ICA), sediada em Nova York e líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações. O Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos e científicos do material, identificar contribuições do cobre para a formação e preservação da vida, fomentar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder às demandas da sociedade e disseminar informação sobre esse metal que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável. Sitewww.procobre.org

  

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Batalhão Ambiental salva 159 animais em 2017

27/03/2017 - 11:54
Artigos

De esquife

25/03/2017 - 19:48
Economia

Arroba do boi despenca em Araputanga

25/03/2017 - 15:56