Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
JBS segue paralisada em Mato Grosso
Por Marianna Peres
28/03/2017 - 06:28

Foto: Ilustrativa

Nesta terça-feira, 28, algumas unidades frigoríficas da JBS/Friboi, em Mato Grosso, completam uma semana de paralisação no Estado. Conforme pecuaristas, todas as onze unidades da companhia estiveram todo o dia de ontem sem operar. A expectativa do mercado local, justamente pelo anúncio da própria JBS na semana passada, era da retomada das atividades de compra de animais e abates nesta segunda-feira. 

Levando em consideração a situação de plantas como as localizadas no oeste, Araputanga e Pontes e Lacerda, que deixaram de comprar e abater bovinos desde o dia 21 houve represamento da movimentação financeira das localidades, altamente vinculada à bovinocultura. 

Em comunicado enviado na quinta-feira passada, a JBS/Friboi, confirmava a suspensão temporária dos abates, mas assegurava o retorno das atividades nessa semana, com redução de 35% de sua capacidade operacional. 

A JBS, juntamente com a BRF, é uma das empresas investigadas na Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal e que investiga corrupção no sistema de defesa agropecuária. Apesar de a suspensão para 33 de suas 36 unidades em todo o país ter sido anunciada para três dias (quinta, sexta e sábado), em Mato Grosso as compras e os abates foram suspensos dois dias antes. 

Ontem, no final da tarde, a assessoria da multinacional brasileira, que é uma das maiores companhias de alimentação do mundo, disse por meio de nota que “retomou o abate nas suas unidades de bovinos”, mas não especificou onde e contextualizou ainda que “a companhia está avaliando a retomada de sua capacidade produtiva após o fim do bloqueio das importações por parte da China, Chile e Egito, mas continua aguardando a definição de importantes mercados importadores como União Europeia e Hong Kong”. 
 

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Batalhão Ambiental salva 159 animais em 2017

27/03/2017 - 11:54
Artigos

De esquife

25/03/2017 - 19:48