Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Um banho de cerveja em Cuiabá
Por DC Ilustrado
28/03/2017 - 06:44

Foto: Ilustrativa


Cuiabrew Fest acontecerá dia 8 de abril, mostrando que a arte de fazer cerveja se multiplica em nossa capital. Apreciadores terão 700 litros à disposição

 

 

Nos últimos anos o mercado cuiabano vem abrindo cada vez mais espaço para as cervejas especiais. Além da diversidade de rótulos que ganham as cartas de bares e restaurantes, mais espaço nas prateleiras dos supermercados e eventos dedicados à degustação, os cervejeiros artesanais se multiplicam na capital mato-grossense. 

O grande número de homebrewers, como são conhecidos os cervejeiros artesanais que produzem seus próprios produtos, cresce e o próximo passo é incluir Cuiabá no circuito brasileiro de festivais. Pensando nisso, dez deles, uniram-se para criar o Cuiabrew Fest – 1º Festival de Cervejas Especiais. O evento comum em grandes centros de produção de cervejas artesanais, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, acontecerá no feriado do aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, no Espaço Olhar dos Lírios, Estrada da Guia, Km 2. 

O ingresso dá direito a uma caneca para degustação de diversos estilos idealizados a partir da criatividade dos cervejeiros. O Cuiabrew começa às 14 horas. Logo às 15h30, a banda de rock Sr. Infame se apresenta. Na sequência tem Mantrari e Bisnaga na Cacunda. As atividades seguem até as 20 horas com entrega do troféu melhor estilo. O espaço contará ainda com praça de alimentação que trará food e bike trucks, dentre os quais, o Bulldog Burguer, Aloha e Don Catito. 

Capitaneado pelo publicitário e mestre cervejeiro, Thiago Ferreira e o publicitário e empresário, Diogo Palomares, o festival contará com cervejas artesanais baseadas em vários estilos internacionais, como as americanas, belgas, alemães e ingleses. Entre eles, Helles, American Ipa, White Ipa, Blond Ale, Oatmeal Stout, Irish, Double Ipa, Session Ipa, American Amber Ale, Apa, Biere de Garde, Dunkel, Brow Ale, Rauch Bier e Hot Lager, English IPA, Witbier e Honey Ale. A cervejaria Kessbier – importante apoiadora da produção artesanal regional - também integra o festival. 

Thiago Ferreira ressalta que os homebrewers são pessoas com cursos de cervejeiro artesanal e até mestres cervejeiros que estudam seriamente todo o processo de produção e produzem em um ambiente preparado especialmente para suas produções. Ressaltando-se o fato de que eles se dedicam a fazer as cervejas por hobby apenas, sem pretensões comerciais. 

“São feitas em cozinhas adaptadas seguindo todo um processo de higiene e sanitização de equipamentos e insumos de alta qualidade com muitas das suas matérias primas sendo importadas dos EUA ou Europa, no caso de grãos, fermentos e lúpulos. Usamos ingredientes nobres como sugere as grandes escolas tradicionais de cervejas mundiais”, destaca. 

Diogo Palomares destaca que o mercado se amplia e a cultura da cerveja amplia as fronteiras na capital. “A cada dia surgem mais adeptos do lema ‘beba menos, beba melhor’. O que importa é a qualidade e a experiência sensorial e gastronômica que as bebidas especiais podem oferecer. Este é também um momento único de interação entre apreciadores das cervejas artesanais e os produtores de cerveja que estão ávidos para trocar vivências, discutir tendências em produção e gestão no mercado cervejeiro”, aponta. 

Para avaliar as cervejas, os presentes vão votar com a ajuda de um link, via celular smartphone. A degustação é limitada a 200 participantes. Segundo a Abracerva (Associação Brasileira de Microcervejarias) esse mercado cresceu 30% entre os anos de 2011 a 2015. O Festival promete se agigantar com parceiros pontuais e estratégicos e se tornar referência e criar hábitos e costumes dentro da nossa sociedade formadora de opinião e apreciadora de boas cervejas e da boa gastronomia. Os ingressos para o Cuiabrew podem ser adquiridos no www.sympla.com.br . 

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Meio Ambiente: cientistas desvendam 600 plantas

28/03/2017 - 06:39
Economia

JBS segue paralisada em Mato Grosso

28/03/2017 - 06:28
Meio Ambiente

Batalhão Ambiental salva 159 animais em 2017

27/03/2017 - 11:54