Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vídeo mostra turistas acuando onças-pintadas no Rio Paraguai;SEMA condena atitude
Por POLLYANA ARAÚJO-G1
29/03/2017 - 11:29

Foto: reprodução

Sema-MT informou que guia de turismo e pousadas devem ser notificados.
Animais atravessavam o rio, em Cáceres, e foram acuados na água.

/Pol
 
Um vídeo mostra um grupo de turistas acuando um casal de onças-pintadas que atravessavam o Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a nado.
 
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou ter recebido a denúncia nesta semana e que os envolvidos devem ser notificados por crimes ambientais.
 
A atitude deles fere as normas ambientais, pois interferiram na vida dos animais que estavam em seu habitat natural, assim como colocaram em risco a vida dos felinos, segundo o diretor da Sema em Cáceres, Luiz Sérgio Lara Garcia.
 
Ele disse que o guia de turismo que acompanhava o grupo já foi identificado e deverá ser notificado. "Não conseguimos identificar ainda os outros que estavam no barco, mas estamos apurando e, quando forem identificados, também serão notificados. Vamos notificar o guia e as pousadas e agências de turismo da região para que orientem os turistas", pontuou. Segundo ele, esse tipo de crime pode até resultar em prisão.
 
As imagens mostram as duas onças nadando no rio quando o barco com os turistas se aproximam. Eles começam a gritar e a acuar os animais. Assustadas, as onças mudam a rota para se distanciar do barco. Com isso, o percurso se torna mais longo. Um deles diz que elas não vão aguentar, enquanto o outro comenta: "Calma que aguenta, é onça-pintada".
 
Um dos animais, que seria um macho, nada rápido para se distanciar e os turistas vão com o barco à frente dele para tentar filmá-lo de outro ângulo. O vídeo, de acordo com a Sema, teria sido feito nos últimos 30 dias.
 
Conforme o diretor da Sema, o comportamento também não é adequado, pois também põe em risco a vida dos turistas, já que, vítima de coação, os animais poderiam atacá-los.
 
"[Os turistas] podem filmar as onças, tirar fotos, mas só de longe. Nesse caso, se aproximaram e dificultaram a travessia do animal no rio, que é muito largo", enfatizou.
 
Depois desse caso, a fiscalização nos rios deve ser intensificada nessas localidades. O vídeo foi gravado na região do Marco do Jauru.
 
 
 

 

Carregando comentarios...

Cidades

TCE revoga termo de gestão com Estado

29/03/2017 - 07:07
Artigos

O perigoso universo dos youtubers Kids

28/03/2017 - 07:18
Variedades

Um banho de cerveja em Cuiabá

28/03/2017 - 06:44
Meio Ambiente

Meio Ambiente: cientistas desvendam 600 plantas

28/03/2017 - 06:39
Economia

JBS segue paralisada em Mato Grosso

28/03/2017 - 06:28