Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Famato solicita mais uma vez revisão do preço de pauta da pecuária de corte
Por Ascom Famato
06/04/2017 - 05:14

Foto: assessoria

epois da operação Carne Fraca, a necessidade de rever o preço de pauta é mais urgente. Para se ter uma ideia de como está o mercado, sete frigoríficos de Mato Grosso estão paralisando suas atividades e dando férias coletivas aos funcionários. O preço da arroba do boi diminuiu mais ainda e o pecuarista continua refém da indústria. Para regular o mercado, é necessária a adequação da lista de preços mínimos fixados na portaria, pois eles estão muito além do que está sendo praticado pelo mercado”, afirma o vice-presidente da Famato, Francisco Pugliesi de Castro.

 

Desde fevereiro, a Famato chama atenção para o descompasso entre o preço de venda do produto no mercado físico e o preço de pauta estabelecido pelo Estado. Na portaria constam preços baseados em categorias que não traduzem a realidade dos valores de mercado.

 

Segundo estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), desde novembro de 2014 tem ocorrido uma grande diferenciação entre o preço de pauta do boi gordo da Sefaz e o valor da arroba do boi gordo de mercado. O preço de pauta chegou a ser 22,93% maior que o indicador de mercado em agosto de 2015 e, apesar da diminuição do valor da pauta da última portaria (049/2017), o ágio médio após o reajuste foi de 15,25%.

 

Situação parecida ocorreu entre os indicativos de preços de “mercado” e preço de pauta da Sefaz para a arroba da vaca gorda. A Sefaz-MT valora a arroba da vaca gorda em Mato Grosso em R$ 137,50/@, enquanto isso, o indicador do Imea atingiu R$ 120,06/@ no dia 03/04/2017, destacando-se assim uma diferença de 14,53% na comparação entre os mesmos.

 

Carregando comentarios...