Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres: Projeto de tratamento dentário para crianças da zona rural começa em maio
Por Clóvis de Almeida
27/04/2017 - 11:57

Foto: arquivo

Foi apresentado na Câmara Municipal um projeto destinado a levar tratamento dentário às crianças da zona rural de Cáceres. De autoria da odontóloga Jaqueline Souto Faria em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto irá contar com parceria de outros profissionais da odontologia, clínicas, entidades acadêmicas e estudantes, futuros dentistas. O apoio logístico será através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Odontologia, que fará principalmente o transporte para que as crianças venham até a sede do município para os diversos tratamentos dentários.

Segundo Jaqueline, as parcerias são muito importantes para que o projeto funcione. “Já praticamos a ação de prestar atendimento na zona rural do Município, agora em parceria com a Unemat e Fapam, que formam profissionais em diversas áreas da saúde como, medicina, enfermagem, fisioterapeuta, entre outras e em especial o curso de odondologia na Fapam.

Conforme informações da Prefeitura, serão atendidas 17 comunidades rurais, com mais de 1.800 alunos.

Jaqueline ainda explica que, primeiramente, haverá um trabalho de capacitação para os alunos de odontologia da Fapan, com os professores da zona rural. “Em seguida, vamos analisar a vulnerabilidade para infecções odontológicas em alto risco, médio risco e baixo risco e, através disso, lançaremos a estratégia de tratamento para cada grupo, desde o flúor tópico aos escolares de baixo risco para infecções e atendimento paliativo com cariostático [produto usado para impedir a progressão do processo de cárie]. Já os escolares de alto risco de infecções cariogênicas [que provocam a cárie dentária] receberão atendimento nas unidades de saúde bucal do município de Cáceres.

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Vacina contra dengue chega ao mercado em 2018

25/04/2017 - 07:46