Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aeronave do SESC foi levada para a Bolívia
Por Karina Cabral/MidiaNews
13/06/2017 - 14:11

Foto: arquivo

Piloto é ouvido pela GCCO; Polícia Federal assume investigação

 

 

 

 

A investigação sobre o sequestro do piloto Rogério Lana Gomes, de 61 anos, e o roubo da aeronave do Sesc Pantanal, será encaminhada à Polícia Federal. O piloto foi ouvido na tarde desta segunda-feira (12) pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

 

O depoimento durou cinco horas. O piloto chegou acompanhado dos filhos - Rogério Júnior e Pablo Gomes - e de uma advogada. Ninguém da família quis conversar com a imprensa.

 

Segundo o delegado da GCCO, Diogo Santana Souza, o piloto deu todos os detalhes de como o crime aconteceu, porém disse que as informações não podem ser divulgadas para não atrapalhar as investigações.

 

“A única coisa que eu posso falar é que ele deu todos os detalhes de como aconteceu e a gente está conversando com a Polícia Federal, porque eles vão assumir o caso, vão passar a conduzir as investigações”, disse.

 

O delegado confirmou que o avião chegou à Bolívia, por isso a PF vai assumir o caso.

 

“O crime teve contorno transnacional, quando ele tem resultado em outro País. O artigo 109 da Constituição estabelece atribuição para investigação da Polícia Federal”, explicou.

 

O piloto deve depor novamente nesta terça-feira (13), na Polícia Federal. O Sesc só irá se manifestar após esse depoimento.

Reprodução

Rogério Lana Gomes

Foto postada por Rogério Júnior em seu perfil no Facebook

 

O reencontro

 

Rogério Lana Gomes foi encontrado na manhã do sábado (10), quando entrou em contato com a família.

 

Segundo informações da Polícia Civil, ele afirmou que foi deixado em um matagal no interior de Rondônia. A região faz fronteira com a Bolívia.

 

Em seu perfil no Facebook, o filho do piloto, Rogério Júnior, postou uma foto do reencontro.

 

“Quero agradecer a todos os amigos que ajudaram em orações e vibrações positivas pra que tudo desse certo! É com muita felicidade que comunico que papai está de volta pra nossa família com saúde”, escreveu o filho.

 

Ainda não há informações sobre o paradeiro do avião.

 

Código de interferência ilícita

 

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira informou que o piloto acionou o código de interferência ilícita, que é utilizado em caso de perigo - como sequestros - e permite que a aeronave seja rastreada.

 

Após o código ser acionado pelo transponder, a Força Aérea iniciou a busca para descobrir qual avião teria realizado a ação. Assim que houve a descoberta, a FAB entrou em contato com o hangar onde o avião deveria estar.

 

Os funcionários não haviam notado ainda o sequestro do piloto, e, inclusive, tinham enviado um carro para buscá-lo. Foi somente depois do aviso da Força Aérea que as câmeras de segurança foram conferidas e o sequestro, percebido.

 

Com a confirmação, a FAB continuou rastreando o avião, que seguia sentido à Bolívia.

 

Porém o radar tem um limite de rastreio referente à altura. E quando o avião chegou próximo à fronteira, esse limite foi atingido.

Reprodução

Avião Sesc Porto

Ainda não há informações sobre o paradeiro do avião

 

A assessoria ainda frisou que o código de interferência ilícita é ensinado na formação dos pilotos para casos de sequestros, porém é preciso ter frieza para acioná-lo.

 

Segundo o filho do piloto, Rogério Junior, o pai tem mais de 40 anos de experiência. 

 

O sequestro

 

O piloto chegava em Poconé, na quarta-feira (07), quando foi surpreendido e rendido por uma pessoa, logo após aterrissar. Em seguida, os bandidos alçaram voo.

 

A aeronave, de prefixo PR-ESC, foi roubada do aeródromo de Porto Cercado.

 

A pista em que aconteceu o sequestro fica dentro da área de reserva do Sesc Pantanal, a poucos quilômetros do Hotel Sesc Porto Cercado.

 

O Sesc Pantanal é uma iniciativa ambiental do Serviço Social do Comércio. Sua principal unidade é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 107.996 hectares.

Carregando comentarios...

Artigos

Jornalismo com ética

13/06/2017 - 14:04
Artigos

Como acontece a violência obstétrica

13/06/2017 - 12:24
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,12

12/06/2017 - 12:32
Artigos

Pescador de sonhos

12/06/2017 - 10:39