Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Carros roubados são levados para Bolívia
Por Diário de Cuiabá
06/07/2017 - 07:35

Foto: DINALTE MIRANDA/DC

Os seis veículos furtados no estacionamento do Hotel Grande Odara, em Cuiabá, foram levados para a Bolívia. A informação foi dada ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que prendeu cinco pessoas suspeitas do furto qualificado e apreendeu dois menores, na última quarta-feira (04). A Polícia Civil mantém as investigações para identificar os demais participantes do crime e recuperar os carros. 

Conforme a Sesp, as prisões e apreensões são resultados de uma ação rápida e integrada entre a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derfva), Delegacia de Fronteira (Defron) de Cáceres, Polícia Militar de Cáceres, Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Diretoria de Inteligência da PC. “A ação criminosa ocorreu durante a madrugada de quarta-feira. Tão logo o furto foi comunicado, a polícia iniciou a busca aos criminosos”, garantiu o órgão de segurança pública. 

Foram levados quatro Toyota Hilux SW4, uma Chevrolet S-10 e uma Amarok. Nove pessoas teriam participado do furto. Os primeiros suspeitos detidos foram encontrados durante uma abordagem dos policiais do Gefron na antiga barreira do Limão, na BR-070, por volta das 11 horas. Quatro pessoas, sendo dois homens e uma mulher, retornavam de San Matías, na Bolívia, em um táxi conduzido por um boliviano. 

De acordo com os policiais do Gefron, os indivíduos abordados apresentaram contradições nas histórias relatadas durante a abordagem, porém, nada ilícito foi encontrado. As informações e características das pessoas foram repassadas aos policiais da Gerência de Investigações Gerais da Delegacia Regional de Cáceres, que compararam as imagens dos abordados com as pessoas que aparecem nas filmagens do circuito interno de segurança do hotel. 

Segundo a Sesp, durante análise das imagens fornecidas, os policiais identificaram que a mulher que estava dentro do táxi abordado era Silvania Maria Alves, de 34 anos, moradora de Cáceres, e seria uma das suspeitas do furto dos veículos. 

As equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar se deslocaram até a casa dela, no município, onde também encontraram mais três pessoas, sendo Josué Lucas Silva Correia, de 21 anos, e dois menores, um de 14 e outro de 15 anos. “Todos haviam sido abordados junto com Silvania durante a barreira do Gefron, na BR-070”, destacou. 

Ao serem questionados sobre os fatos investigados, os adolescentes confirmaram que estavam envolvidos no furto dos veículos e que teriam recebido R$ 5 mil para levarem as caminhonetes até a uma mulher, na Bolívia. Dentro da casa, os policiais apreenderam um carrinho de bebê e um bebê conforto, que teriam sido retirados de uma das caminhonetes furtadas. 

O quinto integrante da quadrilha, Júlio Cesar Carniel de Andrade, de 30 anos, foi preso pelo Gefron e possuía mandado de prisão em aberto. A sexta pessoa, Lorenz Arruda Ribeiro, de 26 anos, foi presa enquanto aguardava um ônibus no terminal rodoviário de Cáceres. 

O sétimo suspeito foi preso ontem pela madrugada pelos policiais da Derfva. Douglas Simões de Souza estava em casa, no bairro Parque da Boa Vista, em Várzea Grande. Além das prisões, os policiais também apreenderam seis peças de roupa, um notebook, dois óculos de sol, quatro aparelhos celulares e um capacete. Os pertences foram retirados de dentro dos veículos furtados. 

Para o delegado titular da Derfva, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que iniciou os procedimentos investigativos, a integração entre as forças foi primordial para a identificação e prisão dos suspeitos. “Foi um trabalho que só deu certo graças à integração entre as forças de segurança. Sabemos que, em virtude da proximidade que Mato Grosso tem com a Bolívia, muitos veículos são visados para troca em drogas e armas”. 

Bruzulato disse ainda que, apesar da demora do hotel na comunicação do fato (cerca de horas) às autoridades policiais, o trabalho intenso de investigação com apoio da Inteligência conseguiu identificar, de forma rápida, as autorias do crime, resultando na prisão dos suspeitos. “As organizações criminosas vêm se aperfeiçoando cada vez mais no crime, por isso é tão importante o trabalho integrado e de Inteligência”, disse. 

O delegado reforçou ainda que as investigações continuam no sentido de identificar os demais participantes do furto e recuperar os veículos, que já foram levados para a Bolívia. 
 

Carregando comentarios...