Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat inicia seminários regionais do Congresso Universitário
Por assessoria
11/07/2017 - 13:33

Foto: arquivo

Cáceres: 18 a 20 de julho (delegados de Cáceres, Pontes e Lacerda e Unidade Sede/Luciara).

 

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inicia, nesta terça-feira (11.07), os seminários regionais do 3º Congresso Universitário, que definirá as macropolíticas da instituição. A primeira etapa regional ocorre até quinta-feira (13.07) no campus de Alto Araguaia e reúne também delegados do campus de Nova Xavantina.

Além dos delegados eleitos nos seminários locais, que representam os segmentos de docentes, acadêmicos e servidores técnicos administrativos, a comunidade acadêmica também pode participar das discussões. No entanto, somente os eleitos terão direto a voto. 

O objetivo dos seminários regionais é a produção de uma tese regional que será encaminhada à Comissão Organizadora do Congresso Universitário para compor o documento orientador que será apresentado, discutido e votado na plenária final, em outubro deste ano. 

O presidente da Comissão Central do Congresso Universitário, professor Tales Nereu Bogoni, destacou o momento ímpar que a universidade vive. “Nesse formato que estamos realizando o congresso, temos um equilíbrio entre as três engrenagens da universidade, onde cada segmento de cada campus tem voto paritário, com o mesmo número de representantes”.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, ressaltou o momento importante para a universidade repensar as macropolíticas e o papel das universidades públicas que sofrem as consequências do momento de crise econômica e política pelo qual o Brasil passa.  

O promotor público Rodrigo Ribeiro Domingues e a secretária municipal de Educação de Alto Araguaia, Kátia Simone Borges Moraes de Almeida, destacaram a importância da Unemat na construção social a partir da educação. 

Também participaram da mesa de abertura do Seminário Regional a diretora político-financeiro e pedagógico do campus de Alto Araguaia, professora Gislaine Aparecida de Carvalho, o diretor Administrativo do campus de Alto Araguaia, Rahner Rodrigues Esmério, presidente da comissão local, professora Shirlene Rhor de Souza, o servidor técnico-administrativo Darlan Guimarães Ribeiro, representante do Sindicato dos Servidores Técnicos (Sintesmat) e a representante discente, Jaqueline da Silva Oliveira. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, e o pró-reitor de Gestão Financeira, professor Alexandre Porto, estarão presentes no seminário a partir desta quarta-feira (12.07).

Grupos de trabalho

No seminário regional, os delegados se reunirão em Grupos de Trabalho (GTs) por eixo temático para analisar o documento orientador, podendo inserir proposições, não sendo possível nenhuma exclusão. Além dos delegados, os GTs poderão ter a participação da comunidade acadêmica nas discussões, com direito à voz.

Datas de seminários regionais

Alto Araguaia: 11 a 13 de julho (delegados de Nova Xavantina e Alto Araguaia).

Cáceres: 18 a 20 de julho (delegados de Cáceres, Pontes e Lacerda e Unidade Sede/Luciara).

Sinop: 25 a 27 de julho (delegados de Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop).

Tangará da Serra: 1º a 03 de agosto (delegados de Barra do Bugres, Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra).

Plenária Final

Após as etapas regionais, o Congresso Universitário segue para a plenária final, que será realizada de 02 a 06 de outubro, em Cuiabá. Outras informações podem ser obtidas no site do Congresso Universitário.

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

MT lança plano de combate às queimadas

11/07/2017 - 13:31
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/07/2017 - 12:46
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,10

10/07/2017 - 08:47
Educação

Fies recomeça em 2018 com 300 mil vagas

08/07/2017 - 07:14