Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Operação de limpeza retira mais de 5 caçambas de lixo do bairro em Cáceres
Por assessoria
24/07/2017 - 13:14

Foto: assessoria

Finalizando um projeto do curso de enfermagem da Unemat, “Prevenir é o melhor remédio”, foram retirados 5 caminhões caçamba de lixo e outras várias viagens em um caminhão menor, de material destinado à reutilização.

O projeto, que começou com um trabalho de conscientização de casa em casa, contou com o apoio de entidades e parceiros, dentre eles, a empresa MultPark e o vereador Cézare Pastorello.

O objetivo das alunas de enfermagem foi mostrar aos moradores que a prevenção à proliferação do Aedes Aegypti deve ser constante, e não se pode esperar o tempo de chuvas para tirar os possíveis criadouros.

Para o vereador Pastorello, que participou do projeto, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de material reciclável retirado e a descrença da população. “Foi surpreendente a quantidade de máquinas de lavar, bacias, pneus e outros materiais que as pessoas tiraram de dentro de seus lotes. Também fiquei intrigado com a resposta de muitos moradores, que disseram que não tiraram seus materiais porque achavam que o caminhão não passaria. Passamos por várias residências com gestantes, e fiquei aflito de imaginar o risco que elas passam. Todo esse material reciclável significa dinheiro e economia de recursos ambientais, quando devidamente destinado. Dentro dos terrenos, promovem doenças como Zika e Dengue.”

Para a moradora Maira, o trabalho deve ser repetido. “Muita gente achou que não passaria o caminhão. Agora eles acreditam. Também é preciso ver de quem é essa área em volta da estação de tratamento de esgoto, porque tem muito lixo jogado lá. Não adianta nada limpar a casa e o lixo estar ao lado.”

Para Marilene, aluna do curso de enfermagem e uma das coordenadoras do projeto, essa prática é muito importante para os acadêmicos. “Encontramos crianças com problemas de pediculose grave, idosos e gestantes que não conhecem seus direitos. Muitas pessoas precisando de orientação. Agradecemos muito aos parceiros e esperamos poder estender esse trabalho para outros bairros.”

 

Carregando comentarios...