Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat realiza eventos que reunirão 32 etnias de Mato Grosso
Por Lygia Lima | Assessoria Unemat
25/07/2017 - 11:35

Foto: Ilustrativa

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza a partir do dia 28 deste mês, no campus de Barra do Bugres, dois eventos relacionados à temática indígena. O 1º Congresso de Línguas Indígenas de Mato Grosso e a 2ª Jornada dos Povos do Brasil: Educação, Território e Identidades devem reunir cerca de 32 etnias em um único espaço.

Os dois eventos serão realizados conjuntamente, entre 28 e 30 de julho, em Barra do Bugres (MT), durante a etapa presencial dos cursos de graduação da Unemat para professores indígenas.

Com esse Congresso, a Unemat espera reunir professores e pesquisadores não só na Universidade do Estado, mas também de diversas universidades brasileiras e, sobretudo, reunir os povos indígenas para refletir e oportunizar a formação de pesquisadores. 

O objetivo é favorecer a formação de grupos de pesquisa, implementar políticas linguísticas para a valorização e fortalecimento das línguas nativas e demonstrar a pluralidade linguística de Mato Grosso.

Em Mato Grosso existem 38 povos indígenas que falam mais de 30 línguas não aparentadas geneticamente aos dois troncos linguísticos e também a diversos grupos etnolinguísticos que não se assemelham a esses troncos.

A Unemat tem como preocupação garantir a sobrevivência das línguas indígenas e promover o estudo dessas línguas. Em Mato Grosso existem comunidades monolíngues nas línguas ancestrais e até mesmo comunidades que já perderam suas línguas e falam exclusivamente o português.  

A Universidade é pioneira na América Latina na oferta de cursos específicos e diferenciados para indígenas, sendo exemplo para a criação de diversos cursos em que as características dos povos indígenas são respeitadas. 

Serviço
O que:
 O 1º Congresso de Línguas Indígenas de Mato Grosso e a 2ª Jornada dos Povos do Brasil: Educação, Território e Identidades
Quando: 28 a 30 de julho – Abertura dia 28, às 8h
Onde: Auditório da Unemat em Barra do Bugres – MT

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Unemat

(065) 3221-0021 ou 99634-3790

e-mail: coordecom@unemat.br

Carregando comentarios...