Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Tenente Ledur é afastada das funções
Por Aline Almeida
04/08/2017 - 07:00

Foto: arquivo

A tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur de Souza Dechamps acusada de tortura que resultou na morte aluno Rodrigo Patrício Lima Claro está afastada de suas funções. O Diário Oficial do Estado que circulou ontem traz um pedido de licença médica expedida pela corporação. O afastamento temporário tem data retroativa a partir de 18 de julho e terá validade até 15 de outubro. 

No último dia 27, a juíza Selma Arruda determinou que a tenente seja monitorada por tornozeleira. Também determinou medidas como suspensão do cargo de tenente até o final da instrução, comparecimento mensalmente em juízo. E ainda que permaneça distante de quaisquer locais relacionados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, inclusive da Secretaria de Segurança Pública, para evitar o risco de novas infrações. E proibição de manter contato com as testemunhas arroladas pelo Ministério Público. 

Ledur é ré em uma ação penal na qual é acusada pelo Ministério Público de ter praticado o crime de tortura contra o aluno soldado Rodrigo Claro, na 16ª edição do curso, o que teria causado a morte do rapaz. Rodrigo teria sido exposto a diversas torturas e afogamentos no dia 10 de novembro do ano passado na Lagoa Trevisan. 

Após passar mal, sem socorro algum foi pilotando a própria moto até o Comando e de lá para a policlínica do Verdão. Na unidade foi detectado um quadro de AVC, o aluno foi transferido para o Hospital Jardim Cuiabá onde morreu no dia 15 de novembro. 

Além disso, o MP encaminhou um ofício a Polinter para que seja investigado o crime de tortura contra outro aluno. A polícia confirmou que o inquérito vai ser aberto. 

Segundo o documento do Ministério Público Estadual, o objetivo é apurar se a tenente do Corpo de Bombeiros e outros cometeram crime de tortura contra Maurício Júnior dos Santos. O aluno teria sido submetido a sessões de afogamentos e chegou até mesmo a desmaiar. Ele desistiu da carreira de bombeiros até por temer a vida. 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Memórias da Câmara

02/08/2017 - 10:05