Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat lamenta morte da pesquisadora Maria Clara Migliacio
Por Lygia Lima | Assessoria Unemat
08/08/2017 - 16:41

Foto: arquivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso lamenta a morte da professora e pesquisadora Maria Clara Migliacio ocorrida no domingo (06) em Brasília em decorrência de complicações pós-cirúrgicas.

A professora Maria Clara era doutora em arqueologia pela USP e centrou muitas das suas pesquisas sobre o cotidiano dos índios no Pantanal, especialmente em Cáceres. Na Unemat ministrou diversas disciplinas como professora visitante nos cursos de História e também Turismo e desenvolveu projetos de pesquisa e exposições conjuntas com a instituição.

Em 2009, promoveu, como curadora, no Museu da Unemat em Cáceres, a exposição: “O doméstico e o ritual no universo Xaray: uma viagem arqueológica ao Pantanal da pré-história tardia” em que alunos de História e Turismo atuaram como monitores. Na época a professora afirmou: “Aqui em Cáceres, inclusive em bairros urbanos como a Cavalhada e Carne Seca, foram encontrados sítios arqueológicos com vestígio da presença desse povo (Xaray) que vivia aqui. São vestígios muito ricos e que permitem que reconstruamos aspectos da vida e da população desse povo”.

O trabalho de pesquisa e projetos desenvolvidos pela professora Maria Clara contribuiu de modo substancial para a preservação do acervo arqueológico do Pantanal. Profissionalmente, ela se aposentou em 2016 do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) pretendia retomar seus trabalhos de pesquisa na região.

Nesse momento de dor, a Unemat se junta a família e amigos para lamentar a perda dessa grande profissional que muito contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa e ciência. 

Carregando comentarios...

Educação

SINTEP faz assembleia hoje às 14 h

07/08/2017 - 11:49