Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Frigoríficos regionais irão exportar
Por assessoria
09/08/2017 - 07:02

Foto: arquivo

Mato Grosso passa a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa) e as unidades frigoríficas que possuem o selo estadual de inspeção poderão solicitar a certificação para comercializar em todo o território nacional. A adesão ao sistema nacional é uma demanda do setor produtivo da carne para ampliar o mercado da indústria regional, ao mesmo tempo em que atesta a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. 

O termo de adesão foi assinado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante a abertura da 45ª Exposul na segunda-feira, em Rondonópolis. O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destaca a importância da integração ao Sisbi-Poa para o fortalecimento da cadeia produtiva. 

“Temos indústrias que produzem produtos de qualidade e com capacidade para ampliar as vendas para o território nacional, mas impedidas por barreiras burocráticas. Com o Sisbi-Poa vamos certificar a qualidade para todo o país, fortalecer a indústria local e aumentar a demanda para os pecuaristas”, afirma Marco Túlio. 

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária, Guilherme Nolasco, explica que o sistema estadual foi auditado pelo Mapa e os ajustes solicitados foram atendidos. Para o presidente, a integração ao sistema unificado comprova a qualidade do serviço realizado pelo Indea. “Estamos em busca de fortalecer nosso serviço de inspeção para garantir mercado consumidor aos produtos mato-grossenses. O Indea já possui um trabalho reconhecido com relação à sanidade do rebanho e agora conquistamos mais este certificado”. 

O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Em maio deste ano, a Acrimat formalizou ao governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Indea, a solicitação de adesão ao sistema como forma de fortalecer o setor, sobretudo em período de crise. 

Atualmente integram o Sisbi-Poa os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal. 

ADESÃO 

As indústrias que possuem o selo estadual poderão solicitar ao Indea a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa). Caso a unidade atenda os pré-requisitos, o Indea vai designar um médico veterinário oficial, seja do Estado ou do Município, para atestar e certificar a qualidade da produção. 

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, destaca ainda que em um mercado operado por grandes grupos econômicos, o fortalecimento e ampliação de mercado pra pequenas indústrias regionais são muito importantes para todo o setor. 
 

Carregando comentarios...

Educação

SINTEP faz assembleia hoje às 14 h

07/08/2017 - 11:49