Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aumentam denúncias de supostas irregularidades nas unidades habitacionais Jardim Universitário
Por Sinézio Alcântara
14/08/2017 - 15:30

Foto: assessoria

Aumentam as denúncias de supostas irregularidades nas unidades habitacionais Jardim Universitário I e Jardim Universitário II.

A maioria se refere a casos de mutuários contemplados que até hoje, depois de 10 meses da entrega, ainda não tomaram posse dos imóveis.

“Existem várias casas que estão fechadas. Ora, se os donos ainda não mudaram é porque não precisam. Enquanto isso, quem realmente precisa não consegue” reclamou a mutuária Pérsia Joana Silva que se inscreveu, mas ficou no cadastro reserva.

Uma vendedora de salgados que se inscreveu, mas também não foi contemplada, denunciou na condição de anonimato, afirmando que, além dos casos suspeitos dos sorteados que ainda não mudaram para as casas, há informações de que vários imóveis estão ocupados por parentes dos mutuários que foram contemplados.

“Se houver uma fiscalização rigorosa vão descobrir que em muitas casas estão morando irmãos, sobrinhos e até tios das pessoas que foram sorteadas” assegurou.

A secretária Eliane Batista (Ação Social) não descarta as denuncias, porém, diz que a maioria é improcedente. “Essas denuncias chegam constantemente na secretaria, mas a maioria é improcedente” diz acrescentando que “temos que levar em conta que, apesar das unidades serem entregues há quase um ano, muitos moradores estão em fase de transição” e, além disso, “em razão dos residenciais ainda não disporem de toda estrutura básica, como a falta de creches, por exemplo, muitos moradores ainda não mudaram para as casas”.

Apesar de minimizar as denuncias, a versão da secretária é controversa. Ela confirmou que a Secretaria de Ação Social e a Caixa Econômica Federal já realizaram, pelo menos, 10 desapropriações de unidades habitacionais em Cáceres, nos últimos tempos e que, vários outros casos estão em análises.

“O setor de habitação faz visitas nos imóveis. Caso constate a irregularidade, realiza um levantamento e encaminha para a CEF, que após análise decide quanto a desapropriação ou não. Foram 10 desapropriações nos últimos tempos” afirmou.

Localizado próximo ao aeroporto velho, as unidades habitacionais Jardim Universitário I e Jardim Universitário II fazem parte do programa habitacional do governo federal “Minha Casa Minha Vida” que visa contemplar famílias de baixa renda.

As 883 casas foram entregues, através de sorteio, no mês de outubro de 2016.  Um dos termos do contrato celebrado entre o mutuário e a CEF estabelece que o imóvel não pode ser comercializado (vendido ou alugado) em menos de 10 anos. O prazo total do financiamento é de 20 anos.

Carregando comentarios...

Economia

Frigoríficos regionais irão exportar

09/08/2017 - 07:02