Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Senado aprova projeto que obriga preso a pagar tornozeleira
Por G1
13/09/2017 - 14:57

Foto: Ilustrativa

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto que obriga o preso a pagar a tornozeleira eletrônica.

Por ter caráter terminativo, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para o tema ser votado, antes, pelo plenário do Senado.
O projeto, apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), altera a Lei de Execução Penal e também autoriza os custos do monitoramento eletrônico serem descontados da remuneração do trabalho do preso.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o custo médio mensal de uma tornozeleira eletrônica está em torno de R$ 300.
Pelas estimativas de Paulo Bauer, a cobrança poderá gerar economia de cerca de R$ 23 milhões, por ano, aos cofres públicos.

Relatora da proposta, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) modificou o texto original para determinar que, caso o condenado não faça o devido ressarcimento das despesas do monitoramento, poderá sofrer as seguintes punições:

Regressão do regime (para um mais rigoroso);
Revogação da autorização da saída temporária ou da prisão domiciliar.

Simone Tebet também acrescentou ao projeto a possibilidade de condenados sem condições financeiras ficarem isentos do pagamento das despesas. A isenção só poderá ser concedida mediante decisão judicial.

“Não deve a lei impedir a concessão de benefícios penais aos condenados unicamente em razão de suas limitações financeiras. Sabemos ser antiga a lição de que os desiguais devem ser tratados de forma desigual, justamente na medida de sua desigualdade”, justificou.

Nos últimos meses, o tema das tornozeleiras eletrônicas ganhou evidência porque dois políticos ligados ao presidente Michel Temer, presos pela Polícia Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), tiveram concedida a prisão domiciliar mediante uso do equipamento.

 
 
Carregando comentarios...

Artigos

Novo olhar sobre o conflito

13/09/2017 - 09:34
Cidades

Agentes prisionais decidem adiar greve

13/09/2017 - 08:07
Meio Ambiente

MT: Piracema começa em 1º de outubro

12/09/2017 - 17:02
Artigos

Ignorância e arrogância têm cura?

12/09/2017 - 16:50
Artigos

Tributo ao ruralista desconhecido

12/09/2017 - 16:43