Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cemitério do Junco passa por estudo de impacto ambiental
Por Luiz Henrique de Oliveira Alves
30/09/2017 - 14:57

Foto: arquivo

O cemitério São Miguel d’Arcanjo, mais conhecido como Cemitério do Junco, está passando por uma análise da coordenação de meio ambiente da SICMATUR. A área do cemitério foi doada, conforme a Lei nº 2.597/2017, para o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), para a construção da sede em Cáceres. O cemitério tem mais de 100 anos, contudo há 30 anos não são feitos mais sepultamentos no local.

O estudo realizado é para identificar se houve algum tipo de contaminação no solo ou na água do local. O coordenador de Meio Ambiente, Mauri Júnior, explica que após a coleta, as amostras de solo e água foram encaminhadas para um laboratório, e depois dos resultados dos testes será feito um relatório indicando se existe ou não contaminação. Com esse relatório poderá ser dado continuidade no processo de liberação do terreno.

A área do cemitério do Junco é de 11.714,50 metros quadrados. Desses, apenas 6 mil foram doados para o SEST/SENAT e a prefeitura ainda estuda o que fazer com o espaço restante. Segundo o secretário de Governo, Wilson Kishi, a prefeitura estuda a possibilidade de construir um memorial que represente as pessoas que foram sepultadas no Cemitério São Miguel d´Arcanjo. Para os serviços de escavação e retirada dos restos mortais (ossadas), está sendo finalizado o plano de execução. "Todos os procedimentos serão feitos com a maior divulgação e transparência para o acompanhamento da população", disse o secretário.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Elefantas comemoram 1º ano na Chapada

30/09/2017 - 13:48
Meio Ambiente

Estado prorroga proibição as queimadas em MT

29/09/2017 - 11:01
Meio Ambiente

Dia Mundial dos Rios: Perdão, rio Paraguai

28/09/2017 - 16:02