Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Presos reclamam da lentidão na Audiência de Custódia em Cáceres
Por Pedro Miguel
02/10/2017 - 11:24

Foto: reprodução

Um investigador de policia civil, plantonista na 1DP, registrou um boletim de ocorrência sobre uma situação complicada que vem ocorrendo na delegacia, em virtude da demora no atendimento aos presos esperando a audiência de custódia. Segundo o investigador a situação agrava ainda mais porque os presos temporariamente no CISC não podem ser levados para a cadeia pública sem passar pela audiência de custódia, e em decorrência disso está ocorrendo uma superlotação na cadeia da delegacia (corró), causando transtorno a todos, principalmente aos presos.

"A audiência de custódia, que tem por objetivo garantir a integridade do custodiado (preso) pelo visto piorou a situação dos mesmos, em alguns casos estão esperando até 03 dias para serem levados para a audiência, isso tudo, sem tomar banho. E para os que não moram aqui à situação é pior ainda, pois não comem nada, se não fosse a solidariedade de alguns colegas de cela, e alguns investigadores de se comovem com a situação, com certeza passariam fome", segundo a denúncia.

Em conversa com o juiz responsável pela 3ª vara criminal da comarca de Cáceres, José Eduardo Mariano, o mesmo disse que tem conhecimento da situação e que tem feito de tudo para que o custodiado seja ouvido na audiência o mais rápido possível.

O magistrado lembrou ainda que no mês de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Rui Ramos, editou um ato que estabeleceu algumas regras que elas deveriam ser seguidas em todo o estado, uma delas é que os custodiados seriam ouvidos por vídeo conferência e como tem comarcas que funcionam em plantão regional nos finais de semana e assim sendo, as audiências seriam realizas por vídeo conferência e com isso os prazos que extrapolam é em virtude de não se ter um sistema apto para realizar tal conferência.

O juiz disse ainda que o poder judiciário está cumprindo seu papel e realizando as audiências de custódia em até 24 horas, o mais rápido possível para que se evite essa situação.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Elefantas comemoram 1º ano na Chapada

30/09/2017 - 13:48
Meio Ambiente

Estado prorroga proibição as queimadas em MT

29/09/2017 - 11:01