Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat realiza 6ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal nesta quinta-feira (9)
Por Nataniel Zanferrari
08/11/2017 - 14:47

Foto: divulgação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará a 6ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal na próxima quinta-feira (9), em Cáceres. O evento é destinado a estudantes de educação básica que, em equipe e com a coordenação de um professor da escola, desenvolve um projeto de iniciação científica que será apresentado ao público.

Nesta edição foram inscritos 174 trabalhos que envolveram 624 alunos e 74 professores orientadores. Os trabalhos estão divididos em três categorias: Iniciação Científica Mirim, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

Na Categoria Iniciação Científica Mirim, participam alunos do Ensino Fundamental até o 5º ano, enquanto na Categoria Divulgação Científica estão inscritos os alunos do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano.

A Categoria Incentivo à Pesquisa engloba trabalhos de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio com o objetivo de valorizar o método de investigação científica para a explicação de fenômenos, conceitos e situações do cotidiano. Já a Categoria Desenvolvimento Tecnológico é destinada a alunos do Ensino Médio, com foco na produção e desenvolvimento de novos produtos e materiais tecnológicos.

As equipes são compostas por dois a quatro alunos do mesmo ano de escolaridade e sob a supervisão de um professor orientador. Todos os alunos e professores inscritos que apresentarem trabalho na Mostra do Pantanal receberão certificado de participação. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão uma premiação. Também serão concedidas três bolsas de Iniciação Científica Jovem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 100 para alunos de escolas da rede pública. A bolsa será concedida por um ano.

O evento é realizado pela Unemat por meio do Ceicim, em parceria com o Câmpus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso.

Mais informações estão disponíveis nos sites www.mostranopantanal.com.br ou www.unemat.br/ceicim.

Dúvidas podem ser tiradas pelo email ceicim@unemat.br

Carregando comentarios...

Artigos

O poder de esperança

08/11/2017 - 12:27
Artigos

Intolerância

08/11/2017 - 12:25
Saúde e Bem Estar

Saúde: maioria não está com a vacinação em dia

08/11/2017 - 11:02
Saúde e Bem Estar

Distimia : quando o mau humor pode ser doença

06/11/2017 - 16:54
Artigos

Planejar e criar estratégias

06/11/2017 - 16:53
Artigos

Queimaduras, como agir

06/11/2017 - 16:50