Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat inicia Novembro Azul com caminhada e testes grátis de hepatites, sífilis e HIV/Aids
Por Nataniel Zanferrari
10/11/2017 - 12:09

Foto: Moisés Bandeira

O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres está realizando nesta quinta-feira (09.11) ações que marcam o Dia D da Campanha do Mês de Conscientização da Saúde do Homem, o Novembro Azul.

Os alunos do 7º semestre de Enfermagem realizam a ação de conscientização no pátio do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Sob o slogan “Não importa o tipo de homem que você é, seja um tipo que se cuida”, a ação aborda temas relacionados à saúde masculina, como o sedentarismo, a saúde mental, o alcoolismo, o câncer de próstata, além de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como cancro mole, HPV, gonorreia e sífilis, além dos riscos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (em inglês, Aids), transmitida pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (do inglês, HIV).

Coordenada pelas professoras Eliana Cristina da Silva e Mônica Heyduk, a ação disponibilizará testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV/Aids a partir das 19 horas no pátio do Câmpus Jane Vanini, no bairro Cavalhada. Membros da comunidade podem realizar o teste rápido gratuitamente.

A professora da disciplina Saúde do Adulto, Eliana Cristina da Silva, explica que vários temas são abordados pois todos tangem a saúde do homem. “Sedentarismo, câncer de próstata, DSTs e ISTs, além da Aids, que está altamente prevalente em nosso município, todas atingem a saúde masculina”, afirma a professora. “Como novembro é o mês destinado ao tratamento da saúde do homem, a nossa disciplina, relacionada à Saúde do Adulto, veio para contribuir com a comunidade acadêmica e a comunidade externa”, explica Eliana.

Já as alunas do 9º semestre do curso de Enfermagem realizaram hoje pela manhã a Caminhada Consciente. As alunas Luana Nascimento, Mariligia Almeida, Naegeli Brumati e Silvia Helena Corrêa, assistidas pelos professores Deyse Romão e Fagner Rojas, da disciplina do Estágio em Atenção Básica, realizaram a ação nas proximidades do Posto de Apoio à Estratégia Saúde da Família (ESF) Rodeio, visitando os comércios em uma ação de orientação individual, distribuindo panfletos explicativos e preservativos.

De acordo com as acadêmicas ir até este público é uma das melhores maneiras de orientar sobre a importância de realizar o exame de câncer de próstata. “A procura nas Unidades de Saúde é tímida. Além do estigma do exame de toque prostático, a UBS oferta o serviço de orientação e exames no mesmo horário de trabalho desse público, dificultando a participação em maior volume pelos homens”, afirma a aluna Luana.

Carregando comentarios...

Educação

Participantes do ENEM podem entrar na FAPAN

10/11/2017 - 09:50