Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dr Leonardo critica politicagem feita em cima do Hospital Regional de Cáceres
Por assessoria
14/11/2017 - 09:32

Foto: arquivo

Parlamentar alerta população contra interessados em roubar dinheiro do Estado

 

O deputado estadual Dr Leonardo (PSD) classificou como politicagem a criação de factóides sobre a situação do Hospital Regional Doutor Antonio Fontes, de Cáceres. Para ele, pessoas com interesses políticos ou financeiros falam mentiras sobre a real situação da unidade de saúde e tentam prejudicá-lo. Por isso, o parlamentar conclamou a população a “abrir os olhos”.

“Tem que abrir nossos olhos mesmo, para picaretagem, malandragem, para vagabundos e para aqueles que querem roubar o dinheiro do Estado e pra político desonesto. Cáceres tem um deputado ficha limpa, que orgulha os votos dessa terra. Um deputado que não passa vergonha saindo nos jornais, na mídia, aparecendo em vídeos. Cáceres tem abrir o olho para saber que político que faz o bem ao invés de politicagem”, afirmou Dr Leonardo Albuquerque, nesta segunda-feira (13).

De acordo com o deputado, pessoas com interesses não esclarecidos tentam o culpar, assim como ao secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, de coisas que nem mesmo acontece. Como, por exemplo, a “cuiabanização” do Hospital Regional, com suposta troca das equipes de Cáceres por equipes de médicos vindos de Cuiabá. Contudo, somente duas equipes foram trocadas, todas as outras permanecem as mesmas.

Além disso, Dr Leonardo citou o fato de ter trabalhado pela construção de um modelo de gestão compartilhada para o Hospital Regional de Cáceres, o qual seria tocado pelo Consórcio de Saúde da Região, tendo sido contra uma intervenção estadual. Entretanto, após uma manobra política que contou com a participação de alguns médicos, depois de 150 dias de negociações e o termo de responsabilidade já estar assinado, o Consórcio recuou e foi feita a intervenção.

“Tem que parar de mentira sobre meu nome. Fico me perguntando qual é a minha culpa. Dr Leonardo quer o consórcio, então é ‘glebalização’. Convenceram a não ter consórcio, aconteceu intervenção, agora é culpa do Dr Leonardo porque é ‘cuiabanização’. Tem que parar de fazer politicagem no Hospital Regional. Isso eu não admito. Estão criando um caminhão em cima do Hospital Regional. Só tocaram duas equipes até agora. E todas as outras? E outra coisa, quem administra o Hospital Regional não é o Dr. Leonardo, é o Governo do Estado. Não venham me culpar”, disse o parlamentar.

Auditoria e Preço Elevando - O deputado Dr Leonardo ainda explicou que a equipe de oncologia foi trocada após surgirem indícios de irregularidades. Uma auditoria está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Saúde. E, mesmo com a troca, ele salienta o fato de terem aumentado os atendimentos neste setor. “Em outubro de 2016 foram realizadas 13 cirurgias de oncologia. Em outubro de 2017, com a nova equipe, foram realizadas 40 cirurgias”, ressaltou.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, em outubro de 2016 também foram realizadas 70 cirurgias gerais, que agora estão sendo investigadas para descobrir se não receberam pagamento de oncologia. 

“Da equipe de Oncologia, especificamente não tenho nada contra, eles tem seu trabalho prestado, mas só posso fazer juízo de valor após a auditoria que está sendo realizada. Ficaram algumas dúvidas e por isso estão fazendo auditoria”, ponderou Dr Leonardo.

Além disso, o Hospital Regional de Cáceres apresentava custos muito elevados,  batendo gasto mensal de R$ 5 milhões, tendo 108 leitos. Enquanto isso o Hospital São Luiz, com 154 leitos, entre eles UTI e UTI Neo Natal, custa cerca de R$ 2,4 milhões mensais. 

O deputado estadual também se colocou a disposição para tentar ser uma ponte entre médicos, prefeitos e outros deputados para com o secretário Luiz Soares. De acordo com ele, o secretário pode ser difícil de contatar, mas possui um histórico de reputação ilibada e bons serviços prestados.

“Luiz Soares é antigo mesmo. Não estou aqui para o defender, mas para falar a verdade. Ele foi deputado duas vezes, secretário de Estado de Saúde, secretário de Cuiabá, de Várzea Grande. Sempre fumando muito cigarro, seu chapeuzinho e em seu carro popular. Nunca ouvi nada contra Luiz Soares de roubo, falcatrua. Ou seja, não compactua com desonestidade”, concluiu.
 

Carregando comentarios...