Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Começou o mutirão de combate a dengue em Cáceres
Por Ascom/Luiz Henrique
14/11/2017 - 09:35

Foto: Ilustrativa

Com a meta de mobilizar os cidadãos para a limpeza das residências, quintais e terrenos baldios a Prefeitura de Cáceres começou ontem (13), um mutirão de limpeza na área urbana do município. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Cáceres, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Autarquia Águas do Pantanal.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti. Não há tratamento específico para o paciente com dengue. É considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. De acordo com os profissionais, o crescimento da indústria de embalagens descartáveis e a expansão desorganizada dos centros urbanos, aliados a fatores climáticos, tornam praticamente impossível, em curto prazo, erradicar o mosquito da dengue.

O Coordenador de Vigilância em Saúde de Cáceres Antonio Carlos de Jesus Mendes respondeu algumas perguntas importantes referentes a dengue:

Com a intensificação das chuvas quais os cuidados a serem tomados?

Com a intensificação das chuvas a população deve ficar atenta em relação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.  Os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos. Todos os cuidados com os pequenos reservatórios como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros recipientes são indispensáveis, uma vez que podem se tornar criadouros do mosquito.

Quais os perigos que esse período oferece?

Devido às chuvas consequentemente há um aumento dos criadouros que podem desencadear um surto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como a dengue, chikungunya, Zika vírus e também a febre amarela.

Qual o papel da Vigilância diante disso?

A atuação da Vigilância em saúde é permanente, as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental estão integradas para reforçar o trabalho de combate ao Aedes aegypti, desenvolvendo ações de fiscalização, notificação, orientação, divulgação de informações sobre as doenças transmitidas, e os agentes de combate às endemias durante as visitas nos imóveis, fazem a vistoria, dão orientação sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a formação de criadouros e averiguam se existem locais nas casas e terrenos baldios que possam servir para a reprodução do mosquito a fim de eliminar os focos.

Mutirão

Para o Secretário de Saúde de Cáceres Roger Alessandro o objetivo do Mutirão de Limpeza é conscientizar e envolver mais a população dos bairros na luta contra a dengue. “O mosquito está em todos os lugares, mas principalmente nas casas, em locais onde há água parada que possa se transformar em pontos de desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura conta com uma equipe de trabalhadores que estão realizando a coleta de resíduos que possam acumular água em períodos de chuva a equipe conta com o apoio dos agentes de combate a endemia. Todas as ações conjuntas são para manter o mosquito longe da população”.

Para mais informações entre em contato no telefone: (65) 3223 – 0007

CRONOGRAMA MUTIRÃO DE LIMPEZA PARA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI /2017.

 Dia 13/11 Segunda-feira:

Centro

Cohab Velha

Vila Mariana

 Dia 14/11 Terça-feira:

Monte Verde

Cidade Alta

Cavalhada II

Santo Ângelo

Ø  Dia 16/11 Quinta-feira:

Jardim Solução

Jardim Padre Paulo

Residencial Universitário

Dia 17/11 Sexta-feira:

Vista Alegre

Betel

Vila Nova

Dia 20/11 Segunda-feira:

Santa Amélia

Cavalhada I

Santa Rosa

Residencial Dom Máximo

Ø  Dia 21/11 Terça-feira:

Vila Irene

Tancredo Neves

Cohab Nova

Massa Barro

 

Dia 22/11 Quarta-feira:

Maracanãzinho

Santa Izabel

Jardim do Trevo

Tia Aida

 

 Dia 23/11 Quinta-feira:

Jardim Guanabara

Lavapés

Poupex

São José

 Dia 24/11 Sexta-feira:

DNER

Espírito Santo

São Jorge

 Dia 27/11 Segunda-feira:

 Residencial Bandeirante

Jardim Universitário

Boa esperança

 Dia 28/11 Terça-feira:

Empa

Jardim Imperial

Jardim Paraiso

 Dia 29/11 Quarta-feira:

São Miguel

Área Militar

Ponte

São Luiz

Dia 30/11 Quinta-feira:

Santa Cruz

Rodeio

São Lourenço

Dia 1/12 Sexta-feira:

Jardim Primavera

Vitória Régia

Nova Era

Dia 4/12 Segunda-feira:

Mutirão do Garcês

Distrito Industrial

Reserva da Serraria Cáceres

Jardim Panorama

Dia 5/12 Terça-feira

Cidade Nova

Junco

Jardim Marajoara

Dia 6/12 Quarta-feira

Vila Real

Jardim União

Santo Antônio

Carregando comentarios...