Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Ação entre amigos e Juba Supermercados entrega triciclo adaptado ao “Mané Catador de Latinhas”
Por Esdras Crepaldi
07/12/2017 - 13:33

Foto: assessoria

Uma das pessoas mais populares e conhecidas na cidade de Cáceres é sem dúvida, um personagem folclórico e muito excêntrico, o senhor Manoel da Silva Rodrigues de 51 anos de idade. Morador do Bairro Marajoara. Talvez pelo nome você não conheça, mas estamos falando do “Mané Catador de Latinhas”, assim ele se intitula e gosta de ser chamado. Quando criança, Mané foi diagnosticado com paralisia cerebral, o que compromete sensivelmente, até hoje, sua coordenação motora e sua fala, mas nunca o seu sorriso e a bondade, características marcantes de um homem, que carrega no peito um grande coração de menino. Suas limitações nunca foram empecilhos para que ele tivesse uma vida normal, convívio social e muitas amizades, além de atrair a simpatia gratuita de grande parte da população. Não por compaixão, nem por dó, mas pelo respeito que sua inclusão exerce e pela forma com que se relaciona com as pessoas. Sempre bem humorado é alvo de brincadeiras de seus amigos.

Enquanto muitos cidadãos sem nenhuma deficiência , às vezes esperam a vida passar ou se conformam com uma determinada situação, Mané sempre foi exemplo de superação e muito querido pela população de Cáceres. No convívio social sua deficiência parece desaparecer e assim ele vive sua vida com intensidade. Uma das imagens que ficam na memória e retinas dos moradores de Cáceres, é a do Mané com sua bicicleta, pedalando pelas ruas da cidade ou estacionado geralmente nas lojas do Juba Supermercados ou do Atacado Pantanal - locais preferidos para as paradas - ostentando uma placa que anuncia quem ele é: Mané Catador de Latinhas. E, assim segue ele todos os dias, colaborando com a natureza, retirando latas de alumínio de ruas, calçadas e lixeiras, e com isso, na venda desses resíduos lucra alguns trocados. Mas muitos amigos, como os irmãos Luciano e Duda Barros, sempre ajudam o Mané na manutenção de sua bicicleta. Outros doam roupas e calçados, e tantos outros pagam lanches, sucos e salgados. Mas, como escrevi, o Mané é uma pessoa muito querida pela sociedade de Cáceres e mais amigos e o Juba Supermercados resolveram entrar na jogada e aliviar as pedaladas do Mané, encomendando um triciclo totalmente adaptado para as necessidades dele e personalizado com a frase que ele mesmo patenteou ”Mané Catador de Latinhas”. Catracas e coroas que deixam os movimentos mais leves e menos cansativos, buzina, cestinha para pertences e na garupa uma grande caixa, fabricada especialmente para acondicionar latas, são características do triciclo que ele recebeu. A ação começou com uma página no facebook do Rafael de Pinho, proprietário da Burguer Night, incentivando a campanha de doações para a aquisição do triciclo. Com os donativos recebidos e ajuda de clientes e amigos do Juba Supermercados, eles arrecadaram, a quantia de um mil cento e vinte e quatro reais. Acontece que o preço total da bicicleta com o frete ficaria dois mil cento e cinquenta e nove reais, faltavam ainda um mil e trinta e cinco reais, incluindo o frete, para o custo do triciclo, e o Juba Supermercados, uma empresa de responsabilidade social, doou este montante e mais um pouco para complementar os acessórios necessários, cadeado reforçado, corrente e sinalização traseira, totalizando R$ 1.726 mil.

Para o gerente do Juba Supermercados (Jubão), Alexandre Vieira, a ação social, atende uma pessoa que faz parte da história do Juba Supermercados. “O Mané é uma pessoa muita querida por todos nós, está presente na rotina do Juba desde a inauguração da loja da Marechal Deodoro, Centro. Quando falei com nossa diretoria, imediatamente o Mirko e o Marcelo Ribeiro, mandaram completar o que estava faltando. A responsabilidade social está no DNA de nossas empresas”, observa Alexandre.

Para a professora de Educação Física do Grupo Juba e responsável pela ginástica laboral dos colaboradores das empresas, Maria Mirtes, o triciclo adaptado, além de fazer com que ele não tenha uma sobrecarga de esforço físico, ajuda a se exercitar durante o dia fortalecendo os músculos dos membros inferiores. “Pedalando o Mané exercita as pernas e a respiração, entre outros benefícios”, anota ela.

Ao receber seu triciclo, o presenteado, Manoel da Silva Rodrigues, se emocionou. O brilho nos seus olhos e as lágrimas, descreveram, no silêncio da emoção, seu reconhecimento àqueles que praticaram a solidariedade, num simples gesto de doação fraterna como esta.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Prefeitura divulga escala médica do PAM para dezembro

30/11/2017 - 16:29