Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hospital de Cáceres realiza ação de prevenção ao câncer de próstata e mama
Por assessoria
11/12/2017 - 13:36

Foto: reprodução

O Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes”, por meio da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) e apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou nos dias 06 e 07 de dezembro uma ação de prevenção ao câncer de próstata e de mama com palestras.

As palestras foram ministradas pelos médicos Eduardo Garcia e Marcos Bello, que integram a equipe de oncologia do HR de Cáceres.

O objetivo da comissão foi despertar a atenção dos servidores do hospital sobre a importância de trabalhar a prevenção das doenças. “Uma importante iniciativa da comissão”, avalia o diretor técnico do hospital, Hernandez Coutinho.

Além dos trabalhadores participaram da atividade um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Instituto Educacional de Cáceres (IEC).

“Dessa forma há mais êxito para o tratamento, principalmente de doenças que precisam ser diagnosticadas precocemente como o câncer. É preciso despertar também nos servidores da unidade que, além de cuidar da saúde dos usuários, eles também necessitam cuidar da sua própria saúde”, observa Daniela Bernardes, da CLST.

Durante o evento, que ainda faz parte das atividades do “Novembro Bicolor”, houve o sorteio de uma bicicleta para estimular hábitos de vida saudáveis, e o servidor Edevalte José da Silva, do Serviço de Prontuário do Usuário e Estatística (SPUE), foi contemplado.

“Além da orientação aos servidores sobre métodos de prevenção ao câncer de próstata e mama, o evento realizado pela comissão ainda promoveu um momento de interação e confraternização no hospital”, pontua o diretor administrativo do HR de Cáceres, Onair Nogueira.

No dia 07, aconteceu a parte prática, na qual a enfermeira do Trabalho Cristiane Cebalho de Miranda Scachetti, em parceria com as enfermeiras Eliselma Rodrigues e Neide Granella, ensinaram as servidoras a realizar o autoexame, com o intuito de despertar a necessidade de conhecerem seu próprio corpo e, quando perceberem alterações, procurar um médico.

A atividade contou com o envolvimento de Daniela Infantina Martins Bernardes, Lucilene Felix Toledo, Carmelita de Arruda, Célia Granella, da CLST; dos técnicos de Segurança do Trabalho da SES/MT, Hélio da Silva Marques, Evelyn Oliveira Cardoso Santos; da enfermeira do Trabalho, Cristiane Cebalho de Miranda Scachetti ; e de Lucilene de Moura Sant’Anna, do setor de Educação Permanente do HR de Cáceres.

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Frutas natalinas fazem bem para saúde e não engordam

10/12/2017 - 09:25