Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres se torna ponto de coleta de pneus inservíveis
Por Ascom/Luiz Henrique
16/02/2018 - 08:34

Foto: assessoria

A Política Nacional de Resíduos Sólidos institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, preconizando então a chamada Logística reversa, onde os fabricantes possuem responsabilidade pela coleta e destinação do produto produzido.

Diante deste cenário, os fabricantes de pneus novos criaram a Reciclanip, Associação sem fins lucrativos que possui o trabalho de coletar e destinar adequadamente os pneus inservíveis atendendo também as regulamentações técnicas dispostas na resolução 416/09 CONAMA.

Pneus inservíveis são pneus que cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados. A Prefeitura de Cáceres, através da Autarquia Águas do Pantanal e Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, realizou um convênio com a Reciclanip e se tornou um ponto de coleta dos pneus inservíveis.

Nesta última semana cerca de 4000 pneus já foram recolhidos e encaminhados para a associação. O processo funciona da seguinte maneira, ao atingir uma quantidade específica de pneus é agendada com a Reciclanip a coleta. Em Cáceres a população pode deixar os pneus na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. “Essa destinação correta dos pneus é muito importante, principalmente pois assim evitamos que eles sejam descartados em lugares impróprios e também que fiquem acumulando água e se tornando criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, Explicou o diretor da Águas do Pantanal, Paulo Donizete.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cáceres fica na Av Tancredo Neves, na antiga Assincra, próximo ao residencial Jd. Aeroporto. Para realizar a entrega dos pneus é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone: 65 3223 6900

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Horário de verão termina neste domingo

15/02/2018 - 09:08