Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pastorello defende candidaturas femininas pelo Sistema Zíper
Por assessoria
10/03/2018 - 16:38

Foto: assessoria

Durante o dia 8 de março, dia internacional da mulher, o vereador Cézare Pastorello (PSDB) cumpriu agenda em atividades incentivando a participação das mulheres na política.

Na Escola Municipal Erenice Simão Alvarenga, no bairro Nova Era, participou de um café da manhã com professoras e outras profissionais, e falou sobre o recentemente aprovado Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

À tarde, Pastorello palestrou para cerca de 100 servidoras da Secretaria Estadual de Saúde, filiadas ao SISMA, no auditório do Hospital Regional, onde falou sobre os impactos da reforma da previdência para mulheres e sobre o sistema de cotas para diplomação de mulheres que defende, o sistema zíper. Outro palestrante no mesmo evento foi o advogado e professor universitário Jesus Oliveira, que falou sobre a reforma da previdência.

Já à noite, num auditório lotado, com mais de 300 mulheres, Pastorello participou de uma roda de conversa promovida pela OAB-Mulher de Cáceres, com a presença da Vice-Prefeita Eliene Liberato (PSDB), das vereadoras Valdeníria Dutra (PSDB) e Elza Bastos (PSD) além de outras autoridades.

O vereador apresentou dados de como a participação feminina nos cargos eletivos pode mudar a cara da política no país, conclamando a todas presentes para se filiarem e lançarem candidaturas, uma vez que, apesar da lei de cotas para se candidatar, o número de votos dado às mulheres vem diminuindo.

Pastorello defende o sistema Zíper, pelo qual a cota de mulheres no legislativo é observada na diplomação, e não na candidatura.

“Se para cada dois vereadores diplomados uma mulher for diplomada, garantimos um mínimo de participação feminina aceitável. Com a cota observada na diplomação, os partidos passarão a investir, de verdade, no desenvolvimento das lideranças femininas. Eu sou um ferrenho defensor dos direitos das mulheres, mas, não sou representante. Só quem pode representá-las são elas próprias.”

Carregando comentarios...

Cidades

Unemat: Dia Internacional da Mulher

08/03/2018 - 14:47
Economia

MT paga salários e banco na sexta,9

07/03/2018 - 08:10