Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cursos da Faculdade Indígena da Unemat servem de modelo para Federal do Pará
Por Lygia Lima com informações da Faculdade Indígena
16/03/2018 - 09:53

Foto: arquivo

Os cursos de licenciatura oferecidos pela Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, do câmpus de Barra do Bugres estão servindo de modelo e inspiração para a Universidade Federal do Pará, câmpus de Altamira, implantarem também o curso de Pedagogia Intercultural.

Nesta semana, no período de 12 a 14 de março, um grupo de professores do Pará composto por oito indígenas das etnias: Arara, Parakanã, Xipaya, Kuruaya, Xikrin e Kayapó, estiveram na Unemat em Barra do Bugres conhecendo sobre o funcionamento e a logística para a oferta dos cursos na instituição bem como para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na universidade e também nas aldeias.

O grupo de professores que veio à Unemat foi liderado pelas professoras Tânia Cristina Bueno, que é executora do Plano Básico Ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte (Componente Indígena) e professora Ellen Regina Rocha, em parceria com a Secretaria de Educação de Altamira, representada pela professora Ervelys Silva Ramos e a Universidade Federal do Pará, câmpus de Altamira, representada pelo professor Nelivaldo Santana.

O objetivo do intercâmbio, segundo a professora Tânia Cristina, é a troca de experiência no âmbito da formação de professores. Já o professor Nelivaldo Santana explicou que o desejo do grupo foi conhecer a organização, funcionamento e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciaturas oferecido pela Faculdade Indígena Intercultural da Unemat com vistas a abertura de um curso de Pedagogia Intercultural na UFPA, câmpus de Altamira.  

            Os professores visitantes avaliaram como extremamente positivo o intercâmbio e destacaram, ainda, o pioneirismo da Unemat quanto ao trabalho desenvolvido na formação de professores indígenas do Estado de Mato Grosso e a referência  da instituição para a construção de novas propostas de Licenciaturas Interculturais em várias IES do país.

Carregando comentarios...

Artigos

Aos meus camaradas (velhos e novos)

15/03/2018 - 11:53
Artigos

A hora de demitir

15/03/2018 - 11:23