Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Coplan realiza curso de gestão no polo de Cáceres
Por Marco Cappelletti
19/03/2018 - 15:55

Foto: assessoria
Servidores e gestores do polo de Cáceres puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura da gestão de projetos e orçamentos nas Comarcas do Estado. A ação faz parte do projeto ´Conhecendo a Gestão Estratégica – PJMT´, desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) e foi desenvolvida na última sexta-feira (16 de março) no Fórum de Cáceres (225 km de Cuiabá).
 
O evento realizado no Tribunal do Júri do Fórum de Cáceres, das 09h às 18h, teve a participação de 34 servidores e gestores das Comarcas de Araputanga, Comodoro, Jauru, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Via Bela da Santíssima Trindade. O polo de Cáceres foi o primeiro a receber a visita do projeto de gestão estratégica.
 
A programação matutina da capacitação trouxe o debate sobre a ‘Gestão de Estatística, Portfólio e Gerenciamento de Projetos’, Gestão de Processos no PJMT e Gestão Orçamentária. Durante a tarde os servidores participaram de oficinas e atividades práticas objetivando o alinhamento estratégico e uma gestão integrada no Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT).
 
Segundo o coordenador da Coplan, do TJMT, Afonso Maciel, o projeto de gestão estratégica começou em 2016 e inicialmente contava com a visita dos servidores e gestores ao TJMT. A partir deste ano, o planejamento abrange a ida do TJMT às Comarcas. “É fundamental esse tipo de ação do Poder judiciário e o objetivo é a integração. Ao visitar os polos, conhecemos a realidade das Comarcas e dos serviços jurisdicionais. Com essa troca de conhecimento, nós já estamos começando a planejar a ‘visão’ do judiciário para o novo planejamento estratégico de 2020 a 2025.”
 
A gestora geral da Comarca de Cáceres, Odanil Carbelino, ressaltou o impacto do evento na região, pela relevância do polo de Cáceres para a prestação jurisdicional no Estado. A servidora há 18 anos ficou otimista com os temas debatidos pela Coplan e tem certeza que a melhora após a capacitação será notória. “O Tribunal de Justiça tem dado muito suporte para nossa Comarca. E esse contato permite um alinhamento estratégico que possibilita mais celeridade nos processos e um trabalho ainda melhor pelos servidores.”
 
De acordo com a gestora geral da Comarca de Rio Branco, Silvana Carreiro, o compartilhamento da visão estratégica do Poder judiciário faz com que as Comarcas participem de fato e possam auxiliar nas melhorias necessárias, além de mostrar o comprometimento do PJMT com o fim principal do Poder, que é possibilitar mais cidadania aos que precisam da Justiça. “É uma forma de proximidade, de fazer com que com os servidores se integrem da questão estratégica do TJMT. Antes não era discutido, não ficávamos sabendo dos objetivos. E do jeito que está sendo explanado aqui para nós, passamos a compreender o funcionamento e a onde e como recorrer quando necessário.”
 
Para a gestora geral da Comarca de Pontes e Lacerda, Lígia Machado, o entendimento sobre o orçamento, a gestão matricial, possibilita uma maior compreensão sobre os objetivos do PJMT, com a implantação da mesma metodologia nas Comarcas também. “Apesar dos obstáculos, a gente conhece a realidade do Estado. E é aí que entra a gestão estratégica, ter essa visão do futuro, para que a gente não passe por dificuldades nos anos seguintes. Saindo daqui, a intenção é repassar as informações aos demais colegas que estão trabalhando na Comarca e juntos buscarmos os cumprimentos dessas missões e valores que a Coplan nos passou hoje aqui.”
 
A juíza da 4ª Vara Cível da Comarca de Cáceres, Joseane Carla Viana Quinto, destaca a importância da iniciativa do TJMT, pela troca de experiências entre o Poder Judiciário e a base, que são as Comarcas. “A finalidade precípua é a prestação jurisdicional adequada e eficiente ao cidadão. E esse tipo de diálogo é muito relevante para que isso aconteça. Hoje, nós temos aproximadamente 21 mil processos, pelas características da região, em que a população muito utiliza o poder Judiciário para a solução de impasses. O fórum está à disposição de toda população, somos uma Comarca de porte médio e procuramos fazer o nosso melhor.”
 
O próximo polo previsto para receber o treinamento de gestão estratégica é o de Primavera do Leste, no dia 20 de abril. Em maio, os participantes serão os gestores e servidores do polo de Sorriso, já em junho será a vez de Tangará da Serra, enquanto o mês de julho está reservado para o polo de Rondonópolis e em agosto, quem deve receber a capacitação, será o polo de Diamantino.
Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Pantanal de MT: um paraíso ameaçado

18/03/2018 - 18:36
Artigos

Aos meus camaradas (velhos e novos)

15/03/2018 - 11:53
Artigos

A hora de demitir

15/03/2018 - 11:23