Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Abertas as inscrições para seminário sobre prevenção ao tráfico de pessoas
Por assessoria
19/04/2018 - 18:33

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (Cetrap), realizam, nos dias 26 e 27 de abril, um seminário sobre combate tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Os interessados na discussão podem se inscrever gratuitamente até a data do evento.

Foram disponibilizadas 650 vagas. Para se inscrever, basta preencher o formulário neste link. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na Rua Antônio Dorileo, n° 1100, no Bairro Coxipó. Pode participar da programação qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

A proposta do seminário é discutir e aprofundar a temática, que se constitui em uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, sendo um fenômeno complexo, na maioria dos casos transnacionais, de natureza oculta e em permanente mudança. Para a gestora do evento, Alianna Caroline Sousa, no tripé do tráfico humano está o crime organizado, que envolve as questões de gênero, vulnerabilidades e fragilidades das faixas populacionais exploradas.

“As estimativas apontam para milhões de pessoas vítimas de tráfico de pessoas em todo o mundo e são as mulheres, crianças, adolescentes e a população LGBT, que apresentam maior vulnerabilidade à situação”, explica Alianna.

Programação 

O seminário começa às 08h30 da próxima quinta-feira (26.04) com uma palestra sobre política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Logo mais, às 10h, haverá um painel referente às políticas de educação: possibilidades e desafios na prevenção ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

No período da tarde, a partir das 13h30, as palestras seguem com os seguintes temas: política pública de saúde: intersetorialidade no SUS como uma estratégia para prevenir e enfrentar as violações de direitos humanos; políticas de segurança pública: possibilidades de prevenção e repressão ao tráfico de pessoas .

Já na sexta-feira (27,04), às 08h, serão discutidos os direitos sexuais de crianças e adolescentes. Em seguida, terão oficinas sobre tráfico de pessoas e população LGBT; participação e protagonismo de crianças e adolescentes e referente a vítima de tráfico e sua reinserção social .

A partir das 14h a programação continua com palestra voltada para a política pública de assistência social: possibilidades e desafios no atendimento às vítimas de tráfico de pessoas. Às 16h horas será servido coffe break, encerrado com a apresentação das atividades da campanha do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrada no dia 18 de Maio.

Carregando comentarios...