Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Álcool é “porta de entrada” para outras drogas
Por Metrópoles
17/05/2018 - 14:26

Foto: Ilustrativa

Em algum momento da vida você já ouviu que “o álcool também é uma droga” ou “as pessoas começam com a maconha e depois vão para outras drogas”. Pois bem, uma pesquisa acaba de juntar as duas frases clichês e desmistificar o que realmente faz uma pessoa experimentar substâncias mais pesadas.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of School Health, o primeiro estimulante consumido por pessoas que apresentam problemas com drogas é o álcool.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Texas A&M University e da University of Florida ouviram 2.835 estudantes, nos EUA, e analisaram as respostas relacionadas ao uso de entorpecentes.

Os resultados mostraram que o consumo de álcool entre jovens, na maioria dos casos, começa junto ao tabaco ou maconha. A idade em que as pessoas iniciam o hábito de beber também está relacionada à predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

“Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas. Também tiveram o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas pessoas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde”.

Como conclusão do estudo, os pesquisadores viram que quanto mais cedo ocorre o contato com o álcool, maior a chance dos consumidores se envolverem com outras drogas posteriormente.

Carregando comentarios...