Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto com a cadeia pública insere reeducandos em atividades laborais nas escolas municipais
Por Esdras Crepaldi/SME
19/05/2018 - 11:32

Foto: assessoria

A parceria social desenvolvida entre a Prefeitura de Cáceres e a cadeia Pública de Cáceres para prestação de serviços, continua trazendo frutos para ambos, através do Projeto “Escola Limpa”.

O Diretor da Cadeia Pública de Cáceres, Welton Ribeiro, explica que por meio de atividades laborais, em prédios e espaços públicos, os reeducandos, através dessas oportunidades, vão vencendo tabus, se reintegrando à sociedade cacerense, e acima de tudo, se preparando para o convívio igualitário, após o cumprimento de suas penas.

Welton observa que com a remição de pena advinda do trabalho, muitos se voluntariam e se empenham nessas atividades. “Com esse projeto mantemos os reeducandos em atividade, buscamos trabalho para que eles possam se ocupar e cooperamos com os órgãos públicos que necessitam dessa prestação de serviço, ou seja, estamos colaborando com a sociedade”, disse o diretor.

Segundo ele Pelo trabalho ou pelo estudo, o sentenciado tem a oportunidade de atenuar a quantidade de pena a ele imposta. A cada três dias trabalhados o presidiário diminui um dia na sua pena. “Quero agradecer também o empenho o Agente Nike que comanda e coordena essa ação de limpeza nessas escolas. Está muito empenhado nesse projeto”, destacou Ribeiro.

A Secretária Municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, afirma que o trabalho dos detentos realmente faz diferença para a cidade, e principalmente para a educação, onde várias unidades já foram atendidas por eles. “São muitos prédios da educação e com essa parceria eles realizam diversos serviços. A manutenção em várias escolas, só foi possível graças ao trabalho desses reeducandos”, ressalta Eliene.

Liberato acredita que esse projeto de reintegração, assegura aos presos uma nova chance de recomeçar sua vida. “Abrindo as portas das nossas escolas, estamos oferecendo uma nova perspectiva de vida a eles, ao mesmo tempo somos também beneficiados com seus préstimos. Com certeza, eles serão reintegrados à sociedade de uma forma melhor”, reconhece Eliene Liberato.

A Coordenadora de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Cida Silva, comemora o sucesso da parceria. “Para nós essa ação foi muito importante e de muita valia, realizamos a limpeza de muitas escolas e proporcionamos uma nova perspectiva de vida para os reeducandos”, enfatiza Cida.

Carregando comentarios...

Polícia

Estado amplia investimentos na fronteira

19/05/2018 - 11:27