Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Três presos são baleados em rebelião em Cáceres
Por Valquiria Castil
29/05/2018 - 21:01

Foto: arquivo

Três presidiários da Cadeia Pública de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) foram baleados durante um princípio de motim na manhã desta terça-feira (29). Eles tentaram pegar um agente prisional como refém, mas foram contidos.

A situação está sob controle, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), João Batista Pereira de Souza.

A confusão começou logo após um  grupo de presos do Bloco 2 brigarem entre si e a situação ser contida pelos agentes. Em seguida, outros presos do Bloco 1 passaram a discutir com os servidores. O preso que incitou as agressões foi identificado e ao ser retirado da ala, que possui cerca de 40 detentos. 

Ele resistiu enquanto os demais começaram a danificar o sistema de vigilância e as paredes. Nesse momento tentaram pegar um agente como refém. Rapidamente, o grupo de agentes fez a contenção utilizando munição anti-motim.

Dez presos foram isolados após a ocorrência sendo que 3 tiveram ferimentos nas pernas, após a intervenção dos agentes. Um dos presos sofreu agressões dos colegas de cela. Os feridos receberam atendimento em uma unidade de saúde do Município.

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Pasta responsável pela administração do sistema penitenciário de Mato Grosso, todos os envolvidos na ocorrência foram identificados.

Informa ainda que será registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil e os responsáveis responderão por dano ao patrimônio público, ameaça, lesão corporal e incitação à rebelião. Um procedimento administrativo interno também será aberto contra os presos. Integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário foram comunicados sobre a situação.

Carregando comentarios...