Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat será única universidade de Mato Grosso no Projeto Rondon 2018
Por assessoria
05/06/2018 - 12:29

Foto: assessoria

Estudantes e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Barra do Bugres, serão os únicos representantes do Estado a participar do Projeto Rondon 2018, Operação Palmares. A equipe da Unemat embarca no próximo mês para o município de Belém (AL), onde desenvolverá oficinas e minicursos.

Este ano, a Instituição foi selecionada em 1º lugar no conjunto “A”, que integra ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, concorrendo com universidades de todo o país. As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares.

A viagem ocorrerá entre os dias 13 e 30, com partida do câmpus da Unemat em Barra do Bugres. Os dois primeiros dias são destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios, e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem.

A equipe é composta por dois professores e oito alunos, com perfil multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas.

São rondonistas da Unemat nesta operação os acadêmicos: João Vitor (Arquitetura e Urbanismo), Karolay Amancia (Engenharia de Alimentos), Leandro Costa (Direito), Liziane Fernanda (Direito), Lucas Esteves (Direito), Meirielem Serpa (Engenheira de Alimentos), Sibely Oliveira (Arquitetura e Urbanismo) e Tatiane Giuriati (Arquitetura e Urbanismo), sob a coordenação dos professores João Mario Adrião e Sumaya Guedes. 

A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora.

Sobre- O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Outras informações sobre os rondonistas da Unemat podem ser obtidas no canal social da equipe, no instagran @rondonunemat.

 

Carregando comentarios...