Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores Rodrigo Zanin e Nilce Maria são eleitos para reitoria da Unemat
Por Danielle Tavares e Hemília Maia
08/06/2018 - 12:22

Foto: arquivo

Com 98.7% das urnas apuradas, já é possível afirmar que os professores Rodrigo Zanin e Nilce Maria da Silva estão eleitos para ocupar, respectivamente, os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado de Mato (Unemat), pelo período de 2019 a 2022. O resultado pode ser acompanhado aqui: http://eleicoes.unemat.br/edital/reitoria2018/Apuracao/.

A Chapa 1 (Rodrigo Bruno Zanin e Nilce Maria da Silva) foi eleita com 64,9% dos votos válidos, enquanto a Chapa 2 (Edna Luzia Almeida Sampaio e Isaac Newton Almeida Ramos) obteve 31,5% dos votos válidos.

Já foram apuradas 76 das 77 urnas utilizadas no processo eleitoral. Por isso, pode haver ainda uma pequena variação numérica, o que não vai alterar o resultado das eleições. O resultado final oficial será divulgado neste sábado (09/06), após a conferência e validação de todas as atas enviadas pelas subcomissões eleitorais locais e recebimento pela Comissão Central da última urna, com votos em separado.

O professor eleito, Rodrigo Zanin, ressaltou o fortalecimento da democracia interna da instituição. “É uma satisfação poder participar desse processo de maturidade que nós, enquanto chapas 1 e 2, tivemos na discussão da nossa universidade. Quem ganha é sempre a Unemat, com a sua responsabilidade social no Estado de Mato Grosso. O processo de visitar os câmpus, cursos e escutar a comunidade acadêmica é muito importante. É um momento de aprendizado também sobre as necessidades e demandas da nossa comunidade. No processo eleitoral, a gente faz uma reflexão sobre a universidade que temos e a universidade que queremos”.

A candidata da Chapa 2, professora Edna Sampaio, reconheceu o resultado das eleições. Em mensagem de texto encaminhada à Assessoria de Comunicação da Unemat, via aplicativo de mídia social, ela afirmou:

“Reconhecemos e respeitamos o resultado das eleições para a reitoria na Unemat. E, a despeito de condições tão desiguais entre as chapas, essa é a Democracia que construímos até aqui. Desejo sucesso à gestão do Prof. Rodrigo e da Profa. Nilce e que eles possam efetivar as políticas institucionais de melhoria e fortalecimento de nossos cursos, assim como a valorização das pessoas, conforme seu programa de governo. Passadas as eleições, que possamos, cada um a seu modo, continuar contribuindo com nossa Unemat”, escreveu Edna Sampaio.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Roberto Arruda, ponderou que a democracia faz parte do cotidiano acadêmico na Unemat. “A comunidade interna participa de eleições em todos os âmbitos da instituição, desde cargos como coordenadores de curso, faculdade, diretores de câmpus, conselhos, câmaras e comissões, até a gestão central que é a reitoria. O processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade, considerando que todas as urnas foram abertas e encerradas no horário previsto e, logo após a conclusão, já foi iniciada a divulgação dos resultados parciais”, afirmou.

O resultado final oficial ainda passa pela homologação do Conselho Superior (Unemat), em sessão a ser realizada em 19 de julho.

Posse- A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 20 de dezembro, após Publicação do Decreto de nomeação pelo Governador do Estado de Mato Grosso. O mandato da chapa eleita terá início em 01 de janeiro de 2019 e vai até 31 de dezembro de 2022.

 

Carregando comentarios...