Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pais de alunos em greve cobram Seduc sobre eleições para diretor em Cáceres
Por assessoria
06/07/2018 - 14:28

Foto: assessoria

Os pais de estudantes em greve da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes, em Cáceres, cobraram na manhã de sexta-feira (06.07) a secretária de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk sobre a realização de eleições para a gestão escolar da unidade, que teve diretora indicada pela assessoria pedagógica sem aval da comunidade escolar, conforme garante a Lei 7.040/1998. A comunidade escolar está em greve há 15 dias pelo direito de eleger o gestor, assim como pela manutenção de uma funcionária que foi transferida arbitrariamente.

 

“A gente quer respeito. Sou mãe de duas alunas e escolhi essa escola por causa do projetos que ensinam sobre respeito e diversidade e a atual diretora cancelou todos os projetos. Que democracia é essa? Hoje os portões vivem trancados e só podemos entrar na escola com autorização da diretora, o que nunca aconteceu antes. Pedimos a ação da Seduc, pedimos ajuda do Ministério público, mas não obtivemos resposta. Nossa luta é por respeito e dignidade e enquanto não tivermos o direito de escolher o gestor, continuaremos na luta”, afirma Maria Inês Jesus Batista.

 

Para a secretária de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Guelda Andrade, é evidente que a Lei de Gestão Democrática (7.040/1998) não está sendo cumprida. “A escola desenvolve um trabalho de excelência e tem a participação da comunidade. Não podemos admitir a imposição de uma diretora, que é uma agressão e negação de direitos. Já que o artigo 8º da Lei 7.040/1998 não foi cumprida – que seria fazer a eleição de novo gestor em 15 dias – exigimos que o artigo 9º seja posto em prática – o coordenador pedagógico assumir o mandato ou a realização de uma assembleia para escolha do gestor. É preciso que a Legislação seja cumprida e que o processo democrático dentro da escola seja garantido”.

 

Sobre as demandas da comunidade escolar, a secretária de Estado de Educação informou que fará uma reunião na segunda-feira (09.07) com o staff e assessoria jurídica para dar um parecer sobre o caso até o final do dia.

Carregando comentarios...

Variedades

Os benefícios da couve para o organismo

01/07/2018 - 08:25