Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesquisador da Unemat afirma que presença de onça pintada perto da zona urbana é preocupante
Por Joner Campos
13/07/2018 - 06:42

Foto: Joner Campos

Dois aparecimentos de onças pintadas (Panthera onca) na área em frente à praça barão do Rio Branco em Cáceres chamou a atenção da população e de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

 

Os animais foram vistos por duas vezes no local, uma no último dia 10, quando pessoas que estavam  no restaurante Kaskata Flutuante avistaram e fotografaram o animal.

 

Nesta quinta-feira (12) o animal desfilou pela área em frente ao cais da Praça Barão do Rio Branco em Cáceres e foi avistada por diversas pessoas que estavam no local. A onça pintada, segundo as pessoas que a viram,não se incomodou com os barulhos da cidade e continuou caminhando pela área da baia do Malheiros.

 

 

Segundo o professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas há mais de 20 anos, é preocupante o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade.

 

“Há duas possibilidades, uma pode ser que está onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia elas acabam indo para novos territórios, e o fato é que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível, é que parece ser um animal velho, e bem magro, e nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar, tornam-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.

 

Ainda de acordo com o professor Manoel, há poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, e isso pode ter relação com o aparecimento deste animal no local em a busca de alimento, o que  afugentou os queixadas.

 

“Esses animais vão perdendo o habitat natural, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas. Orientamos a todos para que tenham muito cuidado e não permaneçam sozinhos nestes locais”, ressaltou.

 

As maiores populações de onças-pintadas concentram-se no Pantanal e na Amazônia brasileira.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

MT: Comodoro registra temperatura de 7,1°C

12/07/2018 - 11:18