Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vereadores apresentam projeto que regulariza demanda de sangue e salva vidas em toda região
Por Sinézio Alcântara
17/07/2018 - 12:09

Foto: arquivo

Um projeto de iniciativa dos vereadores Valter Zakarquim (PTB), Elza Basto (PSD) e Rosinei Neves (PV) pode tornar o município autossuficiente na demanda de sangue.

 

 

 

Um projeto de iniciativa dos vereadores Valter Zakarquim (PTB), Elza Basto (PSD) e Rosinei Neves (PV) pode tornar o município autossuficiente na demanda de sangue e, automaticamente, salvar vidas em toda região. O volume de sangue coletado na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT do Hospital Regional de Cáceres (HRC)– único local de coleta ativa no oeste do Estado é insuficiente para atender a demanda. Diante disso, eles estão viabilizando a aquisição de uma unidade móvel de coleta em toda a região.

Embora seja uma iniciativa de Valter, Elza e Rosinei, o projeto conta com apoio de todos os vereadores da Câmara, além da prefeitura de Cáceres e dos 22 municípios da região atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Regional. Atualmente, de acordo com a direção do HRC, são coletadas mensalmente 184 bolsas de concentrados de hemácias. Porém, são realizadas, 298 transfusões, o que resulta em um déficit de 114 bolsas, mensalmente.

 Além dos pacientes da região, em muitos casos, conforme a direção do HRC são feitas transfusões em pacientes de Rondônia e até da Bolívia. Conforme o vereador Valter Zakarquim, vários municípios da região, vêm se manifestando interesse em realizar campanhas visando ajudar a manter o estoque mínimo de sangue na unidade hospitalar. Porém, segundo ele, eles não disponibilizam de meios de transporte especializado, tampouco equipes e materiais adequados para coletas nos respectivos municípios.

A direção do HRC informou que os consórcios de saúde da região disponibilizam vagas para transportar portadores voluntários de sangue. Mas, fora disso, não conta com nenhum outro auxílio. Informa que, a grande maioria das transfusões são realizadas nos setores de traumas e emergência e UTI adulto. São transfundidas geralmente em pacientes de urgência e emergência. Diz que, diante da falta de estrutura, as coletas externas, são realizadas em carros particulares, ônibus e até ambulâncias.

Os vereadores Valter Zakarquim, Elza Basto e Rosinei Neves, são unânimes ao afirmarem que “assim que for concretizada a proposta da aquisição da unidade móvel de coleta, com equipamentos e profissionais especializados, vamos resolver o grave problema da falta de sangue e automaticamente salvar muitas vidas de pacientes não apenas de Cáceres, mas de todos os municípios da região”.

Diante da importância do projeto, os vereadores Zakarquim, Elza e Rosinei informaram que, o prefeito Francis Maris Cruz e o deputado federal Fábio Garcia, já se prontificaram em viabilizar a aquisição do ônibus. Francis garantiu a contrapartida do município para a compra de insumos e demais materiais e o deputado Fábio Garcia, assegurou a apresentação de uma emenda parlamentar para garantir a aquisição.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

MT começa período proibitivo de queimadas

16/07/2018 - 09:53