Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Órgãos ambientais planejam remoção da onça pintada que está em praia no centro de Cáceres
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
18/07/2018 - 10:27

Foto: Agroseg

O comandante da Polícia Ambiental em Cáceres, capitão Roosevelt Marcos, informou agora de manhã ao Diário de Cáceres, que uma equipe de policiais da companhia, em patrulhamento fluvial, avistou de perto a onça que há 8 dias começou a aparecer na praia da Baía do Malheiros, que fica na outra margem do cais localizado na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade.

"Hoje teremos reunião com a Sema, MPF, Corpo de Bombeiros, Justiça Amental, para uma discussão conjunta sobre o destino do animal. Não posso dizer sobre riscos, pois é um animal silvestre e não domesticado. O que estamos fazendo é orientando para que as pessoas não se aproximem, mesmo embarcadas".

Segundo o oficial está sendo planejada uma ação de resgate com o uso de disparo de dardo contendo tranquilizante, para  posterior remoção do animal para outro local. A ação terá o acompanhamento de um médico veterinário. "Para onde o felino será levado é a questão que permanece sem definição"- disse o comandante,  afirmando que uma equipe da Ambiental está permanentemente nas proximidades, inclusive afastando curiosos que tentam uma aproximação.

Ainda segundo o capitão, é normal o aparecimento da onça. O que não é normal é o animal permanecer no local por tantos dias. "Inicialmente chegaram informações que o animal estava magro, levantando a hipótese de ser uma fêmea com filhotes. Mas não, é um animal forte, adulto, e saudável, aparentando ser uma fêmea."

O aparecimento da onça tem levado muitas pessoas ao cais, e já foram registrados vários flagrantes de sua aparição. Hoje pela manhã ela apareceu de novo, e ficou um bom tempo tomando sol. As fotos publicadas no site foram tiradas pelos funcionários da Agroseg, empresa instalada no piso superior do prédio onde fica o Restaurante Hispano. Do local eles tem uma visão priivilegiada do felino.

 

A equipe da Polícia Ambiental que chegou há pouco do patrulhamento fluvial afirmou que as pessoas devem ter muito cuidado. Especialmente pescadores e banhistas que frequentam a Praia do Daveron e imediações. "Eles costumam atravessar a nado entre as duas baías, e encontramos vestígios do felino também na praia do Daveron"- informaram os policiais. Não chegar próximo do felino, nem mesmo embarcado, e não nadar na área que compreende as duas baías-do Malheiros e Daveron, são cuidados fundamentais, alertaram.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

MT começa período proibitivo de queimadas

16/07/2018 - 09:53