Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em Cáceres, placas advertem sobre presença de onça
Por Assessoria com Redação
25/07/2018 - 11:04

Foto: assessoria

Através de uma parceria entre vários órgãos, foram instaladas placas na orla da baía do Rio Paraguai, nas imediações da Praça Barão, alertando para a presença de onça naquela área. O objetivo não é só avisar que pode haver perigo em se aproximar do felino, caso seja visto, mas para que a população mantenha proteção e respeito com o animal, pois determinadas condutas podem incorrer em crime.

“Conduta a ser adotada com a onça em questão é o seu monitoramento. Cabe à população a conscientização da existência da onça na ilha conhecida como Mini Praia ou Praia Castrillon. Atenção: capturar, executar ações impensadas, aproximar-se sem necessidade específica, práticas de caça ou contenção deste animal sem a devida anuência e a justificativa adequada junto ao órgão ambiental poderá acarretar crime”, diz o texto nas placas, informando também que o local é um “habitat natural” da onça.

 

Em resumo, as placas informam que a onça está na casa dela, onde deverá permanecer.

Segundo o secretário municipal de Saneamento e Meio Ambiente, Júlio Cézar Trindade, a presença da onça na baía significa que o município está cuidando muito bem do meio ambiente. “Por isso os animais silvestres estão voltando”, sinaliza Júnior.

A instalação das placas foi um iniciativa conjunta de vários órgãos, que nasceu no GGIM, Gabinete de Gestão Integrada Municipal, tendo por participantes da ação diversos seguimentos sociais, como a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, SEMA ( Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Polícia Florestal e ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

 

Carregando comentarios...

Cidades

Vítima de AVE, morre Rico Zattar

23/07/2018 - 06:21
Meio Ambiente

Sema emite nota;onça deve ficar na ilha

19/07/2018 - 21:14
Artigos

Fazer a vida acontecer

18/07/2018 - 14:02