Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Realizado 1º Encontro Estadual dos ACE e ACS do Estado de MT
Por assessoria
22/08/2018 - 11:54

Foto: assessoria

Aconteceu nesta terça-feira, 21, o 1º Encontro Estadual dos ACE e ACS do Estado de Mato Grosso. 

O evento contou com a participação de mais de 700 agentes de todo o Estado, no Teatro Zulmira Canavarros e foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos ACE e ACS.

Os agentes receberam capacitação e puderam trocar experiências sobre as suas áreas de atuação, já que em cada município a realidade é totalmente diferente.

Para o vereador Cézare Pastorello (Solidariedade) de Cáceres, essas diferenças vão muito além do público atendido pelos agentes. “Os ACE e ACS são os verdadeiros promotores da saúde nos municípios. Porém, a situação jurídica e as condições de trabalho são totalmente distintas, às vezes, discrepantes. A diferença salarial dos agentes entre os municípios chega a mais de 70%. Em alguns municípios há PCCS, em outros há o pagamento de insalubridade. Os agentes de alguns municípios são celetistas, enquanto em outros já foram concursados ou tiveram regime transmutado, conforme a lei exige. Em Cáceres, estamos no meio do processo de transmutação do regime dos Agentes”, explica o vereador Cézare Pastorello, que é autor do projeto de lei que transmuta o regime jurídico dos ACE e ACS no município de Cáceres.

Já o coordenador técnico da Frente Parlamentar em Defesa dos ACE e ACS, doutor Carlos Eduardo, que é lotado no gabinete do deputado Leonardo Albuquerque (Solidariedade), disse que ainda há muito a ser feito. “Durante nosso tempo à frente dos trabalhos percorremos 47 municípios do Mato Grosso, auxiliando, orientando e resolvendo problemas dos agentes. Espero que na próxima legislatura esse trabalho tenha continuidade, pois ainda há muito a ser feito nos 141 municípios do Estado. Promover e defender os direitos dos Agentes é garantir mais saúde e qualidade de vida para a população”, afirma o doutor Carlos Eduardo.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Hoje não, pai

18/08/2018 - 12:12
Artigos

Viver dói

18/08/2018 - 11:30
Utilidade Pública

Saúde informa: preservativos estão suspensos

17/08/2018 - 12:27
Utilidade Pública

Polio: neste sábado é dia de vacinar as crianças

17/08/2018 - 12:16