Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres busca garantir alimentos de qualidade
Por assessoria
22/08/2018 - 14:19

Foto: divulgação
Prefeitura de Cáceres busca garantir alimentos de qualidade
 
I
Imprensa Prefeitura de Cáceres
 
 
 
Responder|
Ontem, 17:02
Ronivon Barros (canon73@live.com)
 
 
 
 

Sob a tutela da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a Prefeitura põe em prática o SIM (Serviço de Inspeção Municipal de Cáceres) com a responsabilidade do acompanhamento sanitário de 5 estabelecimentos agroindustriais, sendo 1 frigorífico, 2 laticínios, 1 entreposto de mel e 1 entreposto de pescado. Estão em processo de certificação uma queijaria (para a produção de queijo de cabra), um entreposto de mel e um abatedouro de frangos.

O SIM é a presença do Poder Público nas agroindústrias que processam produtos de origem animal, como, carne, leite, ovos, mel e que tenham como foco a comercialização desses produtos apenas no âmbito municipal, com a função de garantir a qualidade desses produtos, por meio de fiscalização e inspeção contínua exercida por veterinários e seus auxiliares.

Segundo o médico Veterinário Alexsander Leandro Marques, responsável pelo SIM de Cáceres, a principal vantagem para as pequenas agroindústrias aderirem ao SIM é a facilitação da inserção dos seus produtos no mercado formal, de forma mais rápida e menos onerosa sem que se perca o foco na qualidade e segurança alimentar. Isso poderá, também, impulsionar a implantação de novas agroindústrias no município.

Para o secretário Municipal de Saúde, Tonny Mendes, os consumidores são os grandes beneficiados com o fortalecimento do foco no controle da qualidade higiênico-sanitária e na segurança dos alimentos comercializados. “É a prevenção por meio da orientação, acompanhamento in loco, treinamentos e monitoramento constante sendo priorizada”, enfatiza Tonny.

Outro aspecto importante do SIM é a valorização dos produtos de origem local sem risco à saúde e ao meio ambiente e que tenham origem na agricultura familiar. A maioria dos registros são concedidos à microempresas familiares e instaladas na zona rural de Cáceres e que teriam imensas dificuldades em regularizar seus produtos, se não fosse por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ressalta Alexsander.

As pessoas que tiverem interesse em aderir ao SIM devem procurar a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cáceres ou entrar em contato pelo telefone 3223-0007 para maiores orientações, pela equipe de técnicos da Vigilância em Saúde do município.

Carregando comentarios...

Artigos

Hoje não, pai

18/08/2018 - 12:12
Artigos

Viver dói

18/08/2018 - 11:30