Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Município retoma hoje projeto ambiental
Por Esdras Crepaldi/SME
28/08/2018 - 18:28

Foto: assessoria

O Ministério Público Estadual, pela 2ª Promotoria de Justiça Civil e parceiros, entre eles a Prefeitura de Cáceres, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, e de Educação, lançam nesta terça-feira (28), às 19 horas, no auditório Maria Sophia Leite, na Sicmatur, o Projeto Educar e Reciclar. Uma palestra ambiental, ministrada pelo professor Clóvis Vailant, abre oficialmente o evento.

Com objetivo de aumentar a Coleta Seletiva de lixo na cidade de Cáceres, através da Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas, o projeto prevê a realização de uma gincana, palestras e oficinas sobre reciclagem e compostagem.

A gincana está proposta para alunos das escolas municipais, estaduais e para a rede particular de ensino, e prevê a maior arrecadação possível, por unidade escolar, de produtos recicláveis, como, alumínio, garrafas pet, embalagens longa vida, papelão e papel. Os alunos também irão recolher óleo utilizado em cozinha. Para todos estes materiais há uma pontuação estabelecida.

Para acompanhar a entrega nas unidades escolares, os organizadores do projeto, nomearam uma Comissão Organizadora.

Segundo a promotora Liane Amélia Chaves, esta Comissão será responsável por validar e administrar o material arrecadado na escola, contatar a coordenação do projeto para buscar o material sempre que necessário, anotar o volume do material recolhido pela empresa e ter sempre atualizado este controle.

Para secretária municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, esta proposta pedagógica ambiental proporciona aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, novas formas de o aluno se relacionar com um tema tão importante. Eliene comenta que o projeto visa promover a Educação Ambiental de forma a sensibilizar pais, alunos e professores sobre a importância de se mudar os hábitos e adotar práticas cooperativas que busquem a redução do lixo e a reciclagem. “O formato de gincana acaba mobilizando toda uma comunidade escolar, principalmente os pais que com certeza se empenham na ajuda a seus filhos na arrecadação destes materiais”, avalia Eliene.

Ela felicitou os organizadores do projeto da coleta de resíduos sólidos e líquidos pela importância social e ambiental desta ação pedagógica. “Quero parabenizar o Ministério Público e os parceiros, entre eles a Secretaria Municipal de Educação, através das nossas escolas, pelo projeto que vem ao encontro das necessidades ambientais, pelas ações de incentivo a preservação do Meio Ambiente  e pelo estímulo à coleta de materiais recicláveis”, finaliza a secretária e vice-prefeita de Cáceres.

Carregando comentarios...