Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Bichos do Pantanal lança edital para contratação de monitores em educação ambiental
Por assessoria
28/08/2018 - 18:34

Foto: divulgação

O Projeto Bichos do Pantanal lança nesta segunda-feira, dia 27 de agosto, o seu primeiro edital de contratação da 2ª fase do Projeto. São três vagas para o cargo de monitor de educação ambiental. Os selecionados vão integrar a equipe do projeto que atua com mais de dez mil crianças e jovens das escolas municipais de Cáceres e Porto Estrela, no Mato Grosso. As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem ser acessadas no site: http://www.bichosdopantanal.org/oportunidades/e/ou www.institutosustentar.net


Os trabalhos vão englobar oficinas eco-culturais, o desenvolvimento de atividades lúdicas interativas e excursões guiadas, no barco-escola do Projeto e trilhas, para o estímulo do contato e a interação dos alunos com a natureza do Pantanal, entre outras atividades. Os pré-requisitos para participar da seleção são: residir em Cáceres ou Porto Estrela, no Mato Grosso, ter curso superior ou em andamento e a disponibilidade para viagens na região de atuação do programa. O regime de contratação será CLT, com salário no valor de R$ 1.370 para 40 horas de trabalho semanais.

O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizada pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. A iniciativa atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira, como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. As atividades de educação ambiental, em escolas da região, e a promoção da geração de renda, entre as comunidades locais, integram a proposta de atuação do Projeto, que além da preservação ambiental também busca o desenvolvimento sustentável no Pantanal. Mais detalhes sobre essa atuação podem ser conhecidos no site http://www.bichosdopantanal.org.

 

A área de atuação do projeto é o Pantanal, nos municípios de Cáceres e Porto Estrela, na bacia do Alto Pantanal, no rio Paraguai, a 234 quilômetros da capital Cuiabá, no Mato Grosso. A região foco do projeto compreende o curso do rio Paraguai, suas margens, campos alagados e comunidades ribeirinhas em toda área.

 

Confira abaixo o cronograma do processo de seleção:

27/08/2018 - Lançamento do edital

Até dia 31/08/2018 - Recebimento das inscrições.

Até dia 11/09/2018 - Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão listados no site www.bichosdopantanal.org// www.institutosustentar.net e nas redes sociais do projeto www.facebook.com/bichosdopantanal. Os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.

Até dia 23/09/2018 - Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados

Até dia 25/09/2018- Anúncio do resultado do edital

Mais informações:

Assessoria de imprensa do Projeto Bichos do Pantanal:

info@sustentar.net

Tel.: (31) 2515.3382

 

EDITAL Nº 01/2018 - PROCESSO DE BUSCA

PARA PREENCHIMENTO DE TRÊS VAGAS DE MONITOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. Proteger as chamadas espécies guarda-chuva implica na conservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre. As ações do Projeto contemplam dimensões de natureza ambiental e social. As atividades de educação ambiental em escolas da região e a promoção do desenvolvimento local também são importantes focos do Projeto. A atuação do Projeto Bichos do Pantanal pode ser vista com maiores detalhes em http://www.bichosdopantanal.org.

 

A área de atuação do projeto é o Pantanal, no município de Cáceres e Porto Estrela, na bacia do Alto Pantanal no rio Paraguai, a 234 quilômetros da capital Cuiabá, no Mato Grosso. A região foco do projeto compreende o curso do rio Paraguai, suas margens, campos alagados e comunidades ribeirinhas em toda área e a Estação Ecológica Serra das Araras.

 

O Projeto Bichos do Pantanal está divulgando o Edital de Busca e Seleção para três (3) pessoas para preencher as vagas de MONITOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, que atuarão junto à equipe de Educação Ambiental do Projeto.

 

Os monitores de Educação Ambiental irão atuar auxiliando nas atividades de Educação Ambiental do Projeto, junto às escolas do município de Cáceres e Porto Estrela. Os trabalhos englobam oficinas eco-culturais para alunos e professores da rede publica de educação, desenvolvimento de atividades lúdicas interativas para os alunos durante excursões guiadas no barco do Projeto e trilhas, entre outras atividades.

Funções a serem exercidas pelo Monitor em Educação Ambiental:

 

1. Participar integralmente na capacitação proporcionada (em campo e em sala de aulas) sobre:

(a) A flora e fauna do Pantanal

(b) Outros temas de educação ambiental (ex: reciclagem, resíduos sólidos, etc.)

(c) A metodologia didática adotada pelo Projeto para monitores

(d) Outros requisitos estabelecidos pelo Projeto para ser certificado como “Monitor” ou “Intérprete” do patrimônio natural do Pantanal.

2. Servir como instrutor e intérprete para os professores e alunos das escolas participantes, seus pais e comunidades no tocante ao patrimônio natural do Pantanal e outros temas ambientais.

3. Participar na elaboração de material didático e a realização de atividades artísticas (junto ao Projeto Rio de Palavras).

4. Apoiar as demais atividades do componente de Educação Ambiental do Projeto.

5. Elaborar um relatório semanal das atividades realizadas com os alunos, professores e outros membros das comunidades participantes, conforme as orientações do supervisor do Projeto.

6. Colaborar com o resto da equipe do Projeto na realização de eventos, inclusive eventos de divulgação e publicidade com parceiros e patrocinadores.

7. Contribuir, em geral, para o sucesso do Projeto ‘Bichos do Pantanal’

 

Perfil exigido dos candidatos:

 

1. Residir em Cáceres ou Porto Estrela;

2. Escolaridade: Graduando e graduado em Ensino Superior.

3. Bom domínio da língua portuguesa – escrita e falada.

4. Experiência relevante (com hortos, natureza, organização de projetos, trabalho em equipe).

5. Forte interesse e compromisso com a educação de crianças e jovens.

6. Curiosidade e o desejo de aprender mais sobre o Pantanal e sua vida silvestre.

7. Mobilidade – Disposição de deslocar-se para atender as escolas participantes na região de trabalho.

8. Disponibilidade para atuarem campo

9. Desenvoltura, interesse e pró-atividade

 

CONTRATAÇÃO

O regime de contratação dos Monitores de Educação Ambiental será CLT, e salário no valor de R$ 1.370,00.

 

Iniciativa e motivação para trabalhar no campo e também nas primeiras horas do dia são necessárias, uma vez que o candidato passará parte do tempo desenvolvendo suas atividades no campo, e parte delas precisam ser feitas durante o amanhecer.

 

O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região. Para contratação, o candidato deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.

 

CARGA-HORÁRIA: 40 horas semanais

PROCEDIMENTOS para os interessados na seleção:

 

As inscrições serão realizadas somente por correio eletrônico, para o seguinte e-mail info@sustentar.net colocando no assunto “EDITAL Nº 01/2018”. O candidato deverá enviar os seguintes documentos:

a) Currículo;

b) Carta de intenção: explicando claramente porque deseja se candidatar à vaga. A carta deverá ter no máximo uma lauda, ou seja, 28 linhas.

 

Haverá uma pré-seleção de candidatos baseada na documentação das inscrições, e os pré-selecionados serão convidados para entrevista presencial.

 

Serão invalidadas as inscrições de candidatos que não apresentarem algum dos documentos acima listados ou quando enviadas por e-mail com outro assunto que não o mencionado acima.

 

Cronograma do processo de seleção:

 

27/08/2018 - Lançamento do edital

 

Até dia 31/08/2018 - Recebimento das inscrições.

 

Até dia 11/09/2018 - Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão listados no site www.bichosdopantanal.org // www.institutosustentar.net e nas redes sociais do projeto www.facebook.com/bichosdopantanal. Os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.

 

Até dia 23/09/2018 - Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados

 

Até dia 25/09/2018- Anúncio do resultado do edital

 

http://institutosustentar.net/edital-bichos-do-pantanal-para-contratacao-de-monitores-de-educacao-ambiental/

www.institutosustentar.net

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Município retoma hoje projeto ambiental

28/08/2018 - 18:28