Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura faz mutirão em prol de moradores de rua
Por Clovis de Almeida / Assessoria PMC
28/08/2018 - 18:46

Foto: Ilustrativa

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, realizou o I Mutirão de Cidadania para a População em Situação de Rua no dia 16 passado, no Centro de Múltiplo Uso.

O I Mutirão efetuou o atendimento a 18 pessoas, com prestação de serviços em assistência social, saúde e segurança alimentar, a partir de profissionais da rede de atendimento das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, SINE, Central de Cadastro Único-CECAD, além da fundamental parceria do Grupo Solidário da Diocese católica, Cruz Vermelha, Cozinha Comunitária, Curso de Enfermagem da UNEMAT, Grupo Teatral TRUPE, Hospital O Bom Samaritano, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, Salão Caetano.

O CREAS de Cáceres tem atualmente o registro de 26 casos de pessoas em situação de rua. A equipe de referência da unidade vem acompanhando e atuando junto aos casos de violação dos direitos que chegam pelos canais de denúncia do Disque 100, ligações da população e demanda espontânea, observando que os números vêm crescendo nos últimos anos. Quanto às naturezas, verifica-se violência institucional, negligência, violência física e psicológica.

Visando desenvolver permanentes ações educativas em direitos humanos e de prestação de serviços, é feita a entrega de kits de uso pessoal e Varal Solidário de vestuário.

O CREAS organizará mutirões trimestrais de atendimento a esse público com o essencial apoio da sociedade civil organizada e rede de serviços de Cáceres.

A Secretaria de Assistência Social reafirma seu compromisso com a implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto 7.053/2009) como forma de enfrentamento às violações dos direitos sofridas pela População em Situação de Rua em função da discriminação, da invisibilidade, e das violências institucionais e sociais às quais se encontra exposta cotidianamente.

História
No dia 19 de agosto de 2004 ocorreu um massacre envolvendo a população em situação de rua na Praça da Sé, região central de São Paulo, quando dez pessoas foram atacadas enquanto dormiam. Das pessoas atacadas, duas morreram na hora, quatro foram para hospital e quatro sobreviveram. Os crimes ocorreram para silenciar os moradores de rua que sabiam do envolvimento de policiais nos esquemas de tráfico de drogas da região.

A partir de então, esta data se tornou um símbolo de luta para a população de rua. Comemora-se então o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a fim de que, cada vez mais, consolidem-se conquistas em direção à garantia de direitos às pessoas em situação de rua.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Município retoma hoje projeto ambiental

28/08/2018 - 18:28